Para incentivar a prática das expressões artísticas corporais e culturais, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) abriu as inscrições do 2° Dança Tocantins das escolas estaduais. A ação do Governo do Tocantins possibilita a promoção dos projetos artísticos estudantis e a descoberta de talentos entre os estudantes.
As inscrições iniciaram no dia 1° de maio e seguem abertas até 7 de julho. Cada uma das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) terá um período distinto para a realização da fase regional.
Os interessados podem participar nas categorias solo ou grupo (dois a quatro participantes). Neste ano, uma nova categoria foi criada para contemplar os estudantes com deficiência, Transtorno de Espectro Autista (TEA) e doenças raras (um a quatro participantes).
Conforme o secretário Executivo da Seduc, Edinho Fernandes, as novidades do 2° Dança Tocantins das Escolas Estaduais visam envolver um número maior de estudantes, promovendo a inclusão e a socialização dos educandos.
“A primeira edição do Dança Tocantins foi um sucesso. Neste ano, estamos com uma nova categoria para estudantes com deficiência, buscando a inclusão destes alunos, que serão avaliados por meio de critérios específicos. Outra novidade é a realização da final estadual, que acontecerá em Gurupi. É mais uma iniciativa de descentralização dos eventos da Seduc, levando as ações para todas as regiões e contemplando a comunidade escolar do Tocantins”, enfatizou.
Inscrições
Para inscrever os candidatos, a DRE deve enviar formulário, devidamente preenchido, para o e-mail oficial: dancatocantins@seduc.to.gov.br, podendo realizar até três inscrições (uma por categoria).
As danças inscritas poderão ser de estilos variados, nacionais, internacionais e/ou instrumentais, não contendo movimentos e letras ofensivas e/ou com apologia do sexo, drogas e/ou violência, ou conteúdo discriminatório. As músicas internacionais serão traduzidas e analisadas pela comissão organizadora do 2° Dança Tocantins das Escolas Estaduais. A escolha dos figurinos também deverá observar os mesmos critérios.
Para efetivar a inscrição, também deverão ser enviados para o e-mail oficial do evento os seguintes documentos: autorização dos pais ou responsável, quando menor de idade; Termo de Autorização de Uso de Imagem e Voz; uma foto digital do estudante ou grupo, nas posições vertical e horizontal; na categoria estudante com deficiência, deverá ser enviado laudo que comprove a deficiência.
Competições
Os classificados de cada regional participarão de votação on-line por meio do Instagram oficial do concurso, @danca.tocantins, com formato de batalhas entre duas ou três escolas, com duração de 24 horas. O candidato ou grupo que obtiver o maior número de votos será classificado para a disputa seguinte. Em caso de empate, haverá prorrogação da disputa em duas horas, até ser decretado o vencedor da regional.
Etapa Estadual
A final estadual será realizada presencialmente, em Gurupi, nos dias 29 e 30 de agosto, e reunirá os campeões das 13 etapas regionais. Os finalistas serão avaliados por corpo de jurados, composto por pessoas de notório saber na área da dança, convidados pela comissão organizadora.
A hospedagem, a alimentação e o traslado dos selecionados para a Etapa Estadual e seu acompanhante serão custeados pela Secretaria de Estado da Educação.
Os três primeiros colocados de cada categoria na etapa estadual serão contemplados com a seguinte premiação: 1° lugar, troféu e notebook; 2° lugar, troféu e celular; 3° lugar, troféu e tablet. As escolas dos campeões também receberão notebooks.
O cronograma de inscrições pode ser conferido no site da Secretaria de Estado da Educação.