Com o objetivo de aumentar a efetividade nas ações referentes à segurança, o Governo do Tocantins segue atuando para o combate da criminalidade, desta vez com uma parceria firmada entre Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) com foco nos serviços de inteligência. Nesta sexta-feira, 3, os secretários da SSP, Wladimir Costa; e da Seciju, Deusiano Amorim, assinaram um Termo de Cooperação Técnica para compartilhamento e integração das bases de dados, a fim de facilitar processos de investigação e pesquisas de inteligência.
A iniciativa irá promover rotinas e um ambiente tecnológico que estabelecerão compartilhamento de dados e informações de maneira sistêmica e institucional entre os Sistemas Integra e Hades, favorecendo mutuamente as Pastas.
Para o secretário da SSP, Wlademir Costa, a parceria fortalece a base de dados e a luta para prevenção de crimes, aumentando a eficácia nas resoluções. "Seguindo a orientação do nosso governador Wanderlei Barbosa, que é de cada vez mais integrar os órgãos de segurança, com o propósito de melhor prover a população, nós estamos agora firmando uma parceria com a Seciju para a troca de informações, para que os setores de inteligências das duas Secretarias possam também se comunicar e facilitar a tomada de decisão e assim dar uma resposta mais efetiva no combate à criminalidade", apontou.
O secretário da Seciju, Deusiano Amorim, citou que ambas as partes ganham com a assinatura do Termo. “Este é o início de uma colaboração que irá dar uma resposta mais assertiva e veloz em ações de segurança em nosso Estado, como determinado pelo governador. Sempre buscaremos uma melhoria contínua de nossas ferramentas e quem ganha com isso é a população”, enfatizou.
Outros termos de cooperação, que visem ao fortalecimento da Inteligência e ao compartilhamento de dados, devem ser assinados com outras forças de segurança do Estado.
Estiveram presentes, durante o ato, o gerente dos Serviços de Inteligência dos Sistemas Prisional e Socioeducativo, Francisco Silva; e o gerente de Monitoramento Eletrônico de Pessoas do Sistema Penal, Cleber dos Santos Solano.
Vigência
O Acordo está em concordância com o art. 4° da Lei n° 13.709 de 14 de agosto de 2018, Lei Geral de Proteção de Dados, e terá vigência de cinco anos, podendo ser prorrogado automaticamente.