As obras de pavimentação e infraestrutura urbana realizadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Tocantins somaram, neste ano, investimentos de R$ 22,5 milhões. As iniciativas incluem calçamento e pavimentação de vias públicas; implementação e manutenção de estradas vicinais; construção de pontes.
Os revestimentos aplicados são bloquete e AAUQ (Asfalto Areia Usinado a Quente). Na aplicação de AAUQ, foram executados 20,12 km nos municípios de Araguatins, Arraias, Lagoa da Confusão, Marianópolis, Santa Maria, Bom Jesus, Miranorte, Rio dos Bois e Fortaleza do Tabocão.
Já as obras de aplicação de bloquetes beneficiaram os municípios de Sítio Novo, Luzinópolis, Arapoema, Sampaio e Itaguatins, totalizando cerca de 11,5 km.
“Com a conclusão dos serviços de pavimentação, os municípios ganham uma nova estrutura urbana, facilitando o deslocamento de pessoas e melhorando o tráfego de veículos e mercadorias, principalmente vindas do campo, para os centros de comercialização e feiras livres. Isso incentiva o desenvolvimento do comércio local e reduz os riscos à saúde dos moradores que convivem com a poeira e a lama”, explica o superintendente da Codevasf no Tocantins, Homero Barreto.
PONTES
Na instalação de pontes no Tocantins, o investimento da Codevasf é da ordem de R$ 7,5 milhões. No total, está prevista a construção de 27 pontes. No município de Axixá do Tocantins, foram instaladas duas pontes, ambas no povoado de Pequizeiro – uma sobre o Ribeirão Iú e outra sobre o Córrego Grotão. Está em andamento o processo de elaboração e aprovação dos demais projetos executivos para execução das próximas obras.
ATUAÇÃO NO TOCANTINS
A região hidrográfica Tocantins-Araguaia foi incluída na área de atuação da Codevasf pela Lei nº 13.702, de 6 de agosto de 2018. A Companhia abriu Escritório de Apoio Técnico em Palmas em 2020.
As ações da Empresa no Tocantins tiveram início em 2019; no fim de 2021, ocorreu a criação da 10ª Superintendência Regional da Companhia, com sede no estado. A Empresa tem empreendido no estado ações como fornecimento de máquinas e equipamentos, pavimentação de vias e instalação de pontes.