30/09/2022 às 17h28min - Atualizada em 30/09/2022 às 17h28min

Mesários voluntários terão direito a inscrições gratuitas em concursos públicos no Tocantins


 
Cidadãos que trabalharem em duas ou mais eleições, de forma voluntária, terão direito a participar de concursos públicos no Tocantins sem pagar taxa de inscrição. A proposta, que foi feita pela Justiça Eleitoral e apresentada à Assembleia Legislativa ainda em 2020, foi aprovada e publicada em Diário Oficial. Neste caso, é necessário apresentar um comprovante de trabalho emitido pela Justiça Eleitoral.

Os editais de concursos que forem formulados de agora em diante terão que contar com essa novidade e ainda orientar como o candidato poderá ter acesso ao benefício. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), só no Tocantins 16.155 mesários trabalharão nas eleições deste ano, sendo que 7.869 (49%) irão de forma voluntária.

Flaviana Freire será mesária voluntária pela primeira vez e se mostra orgulhosa da tarefa a ser desempenhada. “Para mim é muito gratificante poder ajudar a minha nação, que tanto amo, e os eleitores em um dia tão importante. Deixar esse dia prazeroso e divertido", disse.

O advogado Pablo Araújo explica que pessoas inscritas no Cadastro Único como família de baixa renda também têm o direito à isenção de taxas, além de doadores de medula óssea, leite materno e, em alguns casos, doadores de sangue.

O concurseiro Melquesedec Magalhães tenta conseguir a isenção de taxas de concursos públicos há pouco mais de um ano e diz. “Eu tenho cadastro no NIS, com ele eu comprovo a minha renda e consigo a isenção de quase 90% dos concursos”.

Ele ficou contente com a novidade do benefício para mesários. "Com esse programa o mesário pode ter a oportunidade de melhorar de vida e assim crescer". (G1 Tocantins).


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90