10/08/2022 às 07h46min - Atualizada em 10/08/2022 às 07h46min
Em Palmas criminosos se passam por servidores e funcionários de banco para aplicar golpe em famílias que aguardam a casa própria
Conseguir comprar a casa própria é o objetivo de muitas pessoas, principalmente de famílias de baixa renda que dependem de programas do governo. Mas esse sonho pode virar um pesadelo caso o comprador caia nas mãos de golpistas. Este tipo de golpe está sendo aplicado em Palmas. Criminosos se passam por servidores e funcionários da Caixa Econômica Federal para, supostamente, habilitar famílias a receberem unidades habitacionais de interesse social.
A Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) de Palmas recebeu denúncias sobre os casos de estelionato e faz alerta à população. De acordo com o secretário de Habitação de Palmas, Fábio Frantz, não há setores na pasta que fazem a busca ativa nas casas das pessoas para oferecer o benefício da moradia.
“A gente recebeu a denúncia de que um grupo de pessoas entrando em contato e tentando vender favorecimentos. Mas é coisa que não existe. Não se paga para você fazer um cadastro habitacional nem para receber sua moradia. Você paga o arrendamento comercial após a assinatura do contrato com o ente financeiro”, disse.
O secretário explicou ainda que todos os processos para recebimento da moradia popular através de programas do governo passam por etapas, e todas os processos são divulgados nos canais da prefeitura.
“Todos os empreendimentos que entregamos do programa já foram sorteados e existe uma relação de suplência. Assim que a gente finalizar essa relação de suplência, vamos fazer um novo sorteio público, dentro dos cadastros realizados. Vamos divulgar isso em Diário Oficial, fazer isso em ato público para trazer total transparência”, afirmou Frantz, destacando como ocorre o processo até a entrega dos imóveis às famílias cadastradas.
Com denunciar
Quem recebeu este tipo de abordagem criminosa envolvendo imóveis dos programas Minha Casa Minha Vida ou Casa Verde Amarela pode denunciar através da Ouvidoria do Município pelo telefone 0800-164-164-156 ou através do site aqui. A prefeitura também disponibiliza Whats Palmas (63) 3212-7500 para denúncias.
“Toda tentativa de favorecimento desta magnitude é uma tentativa de fraude, um estelionato”, afirmou o secretário. (G1 Tocantins).