31/07/2022 às 07h56min - Atualizada em 31/07/2022 às 07h56min
Mais de 500 mil domicílios serão visitados pelo Censo 2022 no Tocantins
A coleta domiciliar do Censo Demográfico 2022 será iniciada nesta segunda-feira (1°) em todo país. No Tocantins, mais de 500 mil domicílios devem ser visitados por 1.374 recenseadores, nos 139 municípios. A coleta segue até o dia 31 de outubro.
O Censo inicialmente estava programado para ser realizado em 2020, mas foi adiado devido à pandemia. Também por questões orçamentarias a pesquisa acabou ficando para 2022. A estimativa é de que sejam contabilizados cerca de 1,6 milhão de pessoas no estado.
O Censo 2022 terá dois tipos de questionários, o básico com 26 perguntas e outro mais completo com 77 questões que serão aplicados aleatoriamente. Como ocorre nas demais pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as informações prestadas pelos moradores são confidenciais e o sigilo é garantido.
As equipes do IBGE trabalham uniformizadas, com boné, colete e bolsa azuis com a logomarca do Instituto. No colete, há também o crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador.
Os recenseadores vão utilizar um dispositivo, semelhante a um smartphone, para coleta das informações. Para garantir a segurança, os moradores podem verificar a identidade de todos os entrevistadores através desse site ou do telefone 08007218181.
Segundo o IBGE, este será o primeiro Censo totalmente digital, da coleta à transmissão, acompanhamento, armazenamento e processamento dos dados. Caso o recenseador não encontre os moradores de um domicílio na primeira visita, será deixado um bloco de recado ou o contato telefônico. O pesquisador deverá retornar ao domicílio, no mínimo, mais quatro vezes.
Central telefônica e questionário online
O Censo 2022 também terá uma central telefônica exclusiva para esclarecer as dúvidas da população durante a coleta domiciliar. O Centro de Apoio ao Censo (CAC), disponível via 0800 721 8181, atendendo das 8h às 21h30, todos os dias da semana, de domingo a domingo.
Os atendentes também poderão auxiliar no preenchimento da pesquisa, caso o morador escolha por responder pela internet ou telefone.
A opção de responder de forma virtual deve ocorrer no momento em que o morador receber a visita do recenseador. A partir daí, segundo o IBGE, será gerado um e-ticket, com prazo de validade de sete dias, para que a pessoa responda ao questionário virtual.
Para evitar que o morador se esqueça de responder, o IBGE vai mandar SMS e e-mail para os contatos da pessoa. Se o prazo de sete dias expirar e o questionário não for respondido, o domicílio retorna aos aparelhos dos recenseadores para a pesquisa presencial.
Caráter sigiloso
O Censo é o principal instrumento para identificar as características da população brasileira em inúmeros quesitos. As informações prestadas têm caráter sigiloso e serão usadas exclusivamente para fins estatísticos, servindo, inclusive, para o desenvolvimento de políticas públicas.
Além disso, conforme a legislação toda pessoa natural ou jurídica de direito público ou de direito privado que esteja sob a jurisdição da lei brasileira é obrigada a prestar as informações solicitadas pela Fundação IBGE para a execução do Plano Nacional de Estatística. (G1 Tocantins).