20/07/2022 às 08h01min - Atualizada em 20/07/2022 às 08h01min

No Tocantins apenas 47% do público infantil recebeu a vacina contra o sarampo


 
A vacinação contra o sarampo está abaixo da meta esperada pelos órgãos de saúde, principalmente para o público infantil. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), para crianças, o percentual de imunização ficou em 47,71% neste ano.

Até o último domingo (17), 2.023 adolescentes e adultos haviam recebido a dose da tríplice viral no Tocantins. Já a quantidade de trabalhadores da saúde, que também é púbico da campanha, o número é um pouco maior, 6.164. Ao todo, das 148.746 pessoas que deveriam receber a imunização, houve a aplicação de 61.072 doses.

A campanha de vacinação contra a doença começou no dia 4 de abril e seguiu até 24 de junho deste ano. Apesar disso, as doses ainda estão disponíveis nos postos de saúde e fazem parte do Calendário de Vacinação.

De acordo com Hugo Botelho, gerente do Centro de Vacinas de Palmas (Cemurf), a procura ainda está abaixo do esperado. "Tivemos agora dois meses de campanha contra o sarampo, que era uma dose extra do imunizante e infelizmente não tivemos uma boa adesão", explicou.

Apesar disso, os pais ainda podem atualizar o cartão de vacinação dos filhos. "Estamos disponibilizando o imunizante em mais de 20 unidades de saúde na capital, em horários alternados. Infelizmente nossa cobertura está abaixo da meta, de 95% de pessoas vacinadas. Estamos em aproximadamente 60%, bem abaixo do que é preconizado pelo Ministério", afirmou.

Fácil contágio

Um vírus com fácil transmissão causa o sarampo e pode ser passado entre os indivíduos através de tosse, espirro, fala ou até mesmo respiração próxima. Conforme o Ministério da Saúde, entre os sintomas estão febre alta, tosse, manchas vermelhas no corpo, coriza, irritação nos olhos, entre outros.

A situação pode se complicar para as crianças, já que a doença tem a possibilidade de evoluir para uma pneumonia, infecções ou até uma encefalite.

Como não há tratamento específico, a indicação é amenizar os sintomas. (G1 Tocantins).


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90