11/07/2022 às 17h08min - Atualizada em 11/07/2022 às 17h08min
Pecuaristas têm só até hoje segunda-feira (11) para comprovar vacinação de rebanhos contra a brucelose
Termina nesta segunda-feira (11) o prazo para que pecuaristas comprovem a vacinação de rebanhos contra a brucelose, doença infectocontagiosa crônica provocada por bactérias e que pode ser transmitidas aos humanos. O período de imunização foi até o dia dia 30 de junho deste ano.
De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), a data final para a apresentação obrigatória dos documentos, que era no domingo (10), foi prorrogada por cair em um fim de semana.
O produtor deve procurar o escritório da Adapec do município onde mora para apresentar a nota fiscal do produto e atestado de vacinação. Caso o rebanho não tenha sido imunizado contra a brucelose dentro do prazo estipulado, poderá pagar multa no valor de R$ 5,32 por animal não vacinado, R$ 127,69 pela não declaração. Além das multas, terá sua ficha de movimentação do rebanho bloqueada para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) até a regularização junto à Adapec.
A doença pode atingir bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos, entre outros. O contato com o animal infectado ou no consumo de produtos de origem animal não inspecionado pode causar doença no homem. (G1 Tocantins).