13/06/2022 às 13h37min - Atualizada em 13/06/2022 às 13h37min

Mais de 350 candidatos inscritos para seleção de guarda-vidas civis farão teste físico


Foto: Divulgação
 
Os 356 candidatos que se inscreveram para a seleção de guarda-vidas civis e devem atuar em serviço voluntário em praias e balneários de cidades do Estado nesta temporada passarão pela segunda etapa da seleção, o Teste Físico Seletivo (TFS), nesta segunda-feira (13). Conforme o Corpo de Bombeiros Militar, o período de inscrições ocorreu entre os dias 30 de maio a 8 de junho.

A Corporação informou que o teste será aplicado pela Unidade Bombeiro Militar (UBM) para a qual o candidato se inscreveu. Ao todo, são 360 vagas distribuídas nas seguintes cidades: Palmas, Araguaína, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Colinas do Tocantins, Araguatins e Dianópolis.

Os selecionados serão treinados para atuar no salvamento de afogados, na instalação e monitoramento de placas, bandeiras, boias, panfletos, spot de áudio e outros mecanismos que visam evitar ocorrências de afogamentos, além de ações de primeiros socorros de vítimas.

Teste físico

Os candidatos terão que, segundo os bombeiros, fazer testes de corrida e natação. Para a corrida, eles terão que executar 400 metros, com tempo de conclusão de até um minuto e cinquenta segundos para grupo masculino, e em até dois minutos e quinze segundos para o feminino.

Na água, os candidatos deverão nadar de 100 metros com tempo de conclusão de dois minutos para homens e dois minutos e trinta segundos para as mulheres. Ainda na avaliação da resistência muscular, aeróbica, capacidade cardiorrespiratória, e a capacidade de natação do candidato, haverá uma etapa de flutuação vertical com 20 minutos para ambos o sexos.

Aprovação e curso de formação

Os classificados serão convocados para matrícula no curso de formação, que acontecerá entre os dias 20 a 24 de junho. O curso consiste em 50 horas/aula, sendo 15 aulas teóricas e 35 aulas práticas, todas presenciais.

Para quem for aprovado no teste, os bombeiros orientam que se apresente para início das aulas com cabelo cortado na numeração 02, barba feita, short amarelo, camiseta regata branca, sunga/maiô de banho e touca para natação, meias brancas, tênis apropriado para corrida, dois macarrões de piscina, uma corda (preferencialmente de polipropileno - que boia na água) de bitola de 8 mm e comprimento de 8 m.

Os inscritos são indicados pelos gestores municipais e por gestores de praias e balneários privados. As equipes serão coordenadas pelo Corpo de Bombeiros.
(G1 Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90