12/05/2022 às 08h15min - Atualizada em 12/05/2022 às 08h15min
Governo cancela contrato com laboratório após polícia encontrar amostras humanas em potes improvisados
Créditos: G1 Tocantins Após a polícia encontrar amostras humanas armazenadas em potes improvisados, o Governo do Tocantins cancelou o contrato com a empresa Sicar Laboratórios. A rescisão com a empresa foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (11). Durante a operação da Polícia Civil duas pessoas foram presas em flagrante, mas pagaram fiança e foram liberadas.
As investigações que levaram a Polícia Civil à sede do laboratório Sicar, em uma casa de Palmas, inicialmente apuravam um grupo suspeito de criar empresas de fachada para praticar fraudes e estelionato. O delegado responsável pelo caso disse que foi uma surpresa encontrar centenas de amostras humanas em potes plásticos de forma improvisada e irregular.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o médico diretor técnico do laboratório irregular, o responsável administrativo e a responsável técnica foram levados para delegacia.
Eles foram enquadrados em crime ambiental por armazenar substâncias perigosas ou nocivas à saúde humana ou ao meio ambiente em desacordo com as exigências legais. Um dos investigados foi liberado pela polícia enquanto os outros dois pagaram fiança e saíram da delegacia no início da noite desta quarta-feira (11).
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a empresa foi contratada por meio de processo licitatório, seguindo a legislação vigente, para análises de exames de anatomia patológica e imunohistoquímica destinados às unidades hospitalares geridas pelo estado do Tocantins.
O secretário de saúde, Afonso Piva, informou que nenhum paciente ficará prejudicado. "Nossas equipes farão um trabalho minuncioso para um levantamento preciso dos pacientes que aguardam resultados de exames e as amostras encontradas na operação policial serão avaliadas quanto ao seu aproveitamento, para que outra empresa faça as análises o mais rápido possível". (G1 Tocantins).