04/05/2022 às 08h07min - Atualizada em 04/05/2022 às 08h07min
Secretaria da Administração prorroga prazo para Avaliação Periódica de Desempenho dos servidores
Foto: Divulgação A Secretaria de Estado da Administração (Secad) informa, por meio do ofício circular n° 22/2022, que o prazo para entrega da Avaliação Periódica de Desempenho (Aped), referente ao exercício funcional do ano de 2021, foi estendido até o dia 29 de maio. As avaliações ainda podem ser feitas por meio do Portal do Servidor, na aba Sistemas.
A Aped abrange os servidores do Executivo Estadual dos Quadros: Geral, da Educação, de profissionais da Defesa Agropecuária, de profissionais da Extensão Rural, da Defesa de Análise, Inspeção e Fiscalização Ambiental e o quadro de Auditor Fiscal da Receita Estadual.
Para o secretário de Estado da Administração, Rafael Sulino, a Aped é um valioso instrumento de aperfeiçoamento do serviço público. “A partir dos resultados, podemos elaborar e implementar melhorias nas condições de trabalho dos servidores e, consequentemente, na prestação dos serviços públicos”, ressalta.
O gerente de Avaliação de Desempenho e Progressão Funcional da Secad, Rangel Gomes de Moraes, pontua a importância do comprometimento e idoneidade dos servidores no momento em que realizam as avaliações. “Para eficácia do processo avaliativo, é necessário que ocorra o comprometimento de cada servidor”, destaca o gerente.
Sobre a Aped
O servidor precisa ficar atento, pois irá realizar duas etapas da Aped. Na primeira etapa, o servidor deve entrar no link do Saped, que está dentro do Portal do Servidor e realizar a sua autoavaliação e também indicar um colega para avaliá-lo.
Na segunda, que consiste na avaliação dos colegas, o servidor deve acessar o Sistema de Avaliação Periódica e realizar as avaliações as quais foram indicados. Vale ressaltar que o login é o mesmo do Portal do Servidor.
A Aped é totalmente on-line, sem necessidade de impressão de formulários e suas etapas podem ser acompanhadas por meio do Portal do Servidor. Para mais informações, o servidor deve procurar o setor de Recursos Humanos do seu respectivo órgão.
Avaliação
Compõem a equipe avaliatória: chefe imediato, servidor avaliado, indicado do chefe e indicado do servidor avaliado. Cada membro da comissão de avaliação deve ser imparcial durante o ato da avaliação, de forma objetiva e garantir um sistema de gestão de avaliação de desempenho justo e eficiente, que aponte aos servidores onde estes precisam se aprimorar. (Governo do Tocantins).