Durante esta semana, o Comando de Atividades Técnicas (CAT), do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), deu mais um salto na implementação de alguns softwares que tornam o protocolo de serviço técnico 100% digital. As ações nesse sentido começaram em 2021, quando se iniciou a criação do sistema denominado Prevenir, e representa um ganho importante para quem busca agilidade e simplicidade na obtenção de um documento na corporação.
Ao longo dos anos, algumas ferramentas já vinham sendo implementadas e ajustadas aos serviços técnicos, pela assessoria de Telecomunicação e Informática do Corpo de Bombeiros Militar. Com isso, o cidadão que precisa de regularização quanto à Segurança Contra Incêndio e Emergência, pode realizar o processo de maneira digital, durante 24 horas, acessando o sistema Prevenir.
A ferramenta implantada trata do Protocolo e Análise Digital de Evento Temporário, que entrou no ar no último dia 16.
Contudo, antes disso, o Prevenir já tinha disponível o Processo Técnico Simplificado (PTS), o qual possibilita a emissão de Alvará em até 1 hora, para edificações de baixo e médio risco; além das solicitações de Análise e Vistoria de Projeto e o retiradas de dúvidas através do Formulário de Atendimento Técnico (FAT).
Conforme informou o Comandante de Atividades Técnicas, tenente-coronel Thiago Franco Santana, “ainda serão implementados outros módulos que facilitaram a comunicação e padronização dos serviços técnicos e em breve teremos mais novidades”, reforçou.
Quem necessita de regularização, pode acessar a plataforma do Corpo de Bombeiros Militar, através do link: http://www.prevenir.bombeiros.to.gov.br(Governo do Tocantins).