08/03/2022 às 15h16min - Atualizada em 08/03/2022 às 15h16min
Votação do impeachment contra governador afastado do TO será realizada em dois dias
Foto: Divulgação A votação do parecer sobre o processo de impeachment contra o governador afastado do Tocantins Mauro Carlesse (PSL) será dividida em dois dias. A Assembleia Legislativa divulgou um cronograma de trabalho com a mudança no rito. Agora, a previsão é de que o parecer será submetido a duas discussões e votações, com intervalo de 24 horas entre uma e outra.
Este intervalo não estava previsto na primeira versão do rito, que já determinava votação em dois turnos, mas não previa tempo mínimo entre as sessões. O rito prevê que a votação seja em sessão ordinária, mas não proíbe expressamente a convocação de sessões extraordinárias.
Ainda não está claro se a votação será ao longo desta semana ou na próxima. Nos bastidores, alguns parlamentares especulam que o parecer pode ser votado nesta quinta (10) e sexta-feira (11).
Durante o processo, governador negou todas as acusações e disse que o pedido de impeachment é motivado por interesses eleitoreiros.
Nesta terça-feira (8) o parecer foi lido no plenário. A leitura foi feita pelo deputado Valdemar Júnior (MDB), que é o 2º secretário da Mesa Diretora. O documento foi elaborado pelo deputado Júnior Geo (PROS) na Comissão Especial. Ele deve ser publicado no Diário da Assembleia Legislativa junto com a íntegra da denúncia.
O impeachment avançou para o plenário após a aprovação do parecer na sessão da última quinta-feira (3) da Comissão Especial. O documento apontou indícios de pelo menos três crimes de responsabilidade por parte do governador.
Os crimes são relacionados a um suposto esquema de recebimento de propinas no Plansaúde, a interferência política em investigações da Polícia Civil e a irregularidades nas eleições municipais de 2020. A acusação de aparelhamento da Polícia Civil, incluindo trechos sobre um suposto flagrante forjado por tráfico de drogas, ficou de fora do parecer. (G1 Tocantins).