25/02/2022 às 13h16min - Atualizada em 25/02/2022 às 13h16min

Guarda Municipal de Araguaína faz aperfeiçoamento para adequação de novo armamento


Foto: Divulgação
 
A GMA (Guarda Municipal de Araguaína) passou por um aperfeiçoamento com armas nesta semana. Desta vez, os guardas foram habilitados a usarem a carabina CTT40. Junto à pistola TH40, que também é fabricada pela empresa nacional Taurus, o novo armamento será usado no dia a dia de patrulhamentos ostensivos e ocorrências.
 
“Em comparação à pistola, a carabina dá maior precisão de tiro, principalmente a uma distância maior, e mais estabilidade durante uma abordagem. Este foi o primeiro treinamento com o uso do novo equipamento e que será integrado na rotina de capacitações. É um ganho de segurança para toda a comunidade”, explicou o comandante da GMA, Sebastião Lima.
 
No treinamento completo de 40 horas, aplicando ao trabalho operacional, os guardas passaram por várias modalidades de tiro, como regressão, progressão, embarcado e com baixa luminosidade. “Existe fundamento para tudo e é isso que faz a diferença na hora do atendimento à população, principalmente em uma ocorrência”, afirmou o guarda municipal William Santos.
 
O curso foi ministrado pelo BOPE (Batalhão de Operações Especiais) do Tocantins, seguindo o modelo usado pela Polícia Militar. “O grupo demonstrou bastante vontade de aprender e o aproveitamento é satisfatório”, avaliou o comandante do 2º Batalhão de Polícia Miliatar, tenente-coronel Fioravan Teixeira.
 
A GMA

A implantação da Guarda Municipal de Araguaína teve início com o concurso público, no qual 40 candidatos foram selecionados e já passaram por treinamentos de tiro policial, de abordagem pessoal a suspeitos e criminosos, com algemação, condução e ação em viaturas e motocicletas, entre outras. Foram com 732 horas de duração, sendo 90 dias de curso em período integral, incluindo finais de semana e feriados. Já formados, os guardas estão operando na cidade desde o dia 6 de julho.
 
A nova força de segurança está instalada no prédio do antigo Tiro de Guerra e que também serviu como Centro de Treinamento do Sparta, no Setor Tecnorte. O local foi totalmente reconstruído pela Prefeitura, com normas exigidas pelo Exército e Polícia Federal, incluindo troca de todas as instalações, telhado e piso, e ainda recebeu construções na área externa.
(Prefeitura de Araguaína).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90