10/02/2022 às 12h23min - Atualizada em 10/02/2022 às 12h23min
Governo do Tocantins e Incra irão trabalhar juntos para resolver conflito de titularidade de terras no Estado
Foto: Divulgação O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), se reuniu nesta quarta-feira, 9, no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Brasília (DF), com objetivo de firmar um Termo de Cooperação Técnica com o órgão para regularizar áreas de conflito de titularidade dentro do Estado do Tocantins.
Para o presidente do Itertins, Robson Figueiredo, o encontro com o presidente do Incra, Geraldo José, foi produtivo e demostra a determinação e o interesse do governador em exercício do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, em resolver um problema que se arrasta há muitos anos no Tocantins. “A reunião de hoje entre o Governo do Tocantins, por meio do Itertins, e o Incra resultou no estudo de um termo de cooperação técnica, para que sejam resolvidos os conflitos de áreas do Estado e da União, com o propósito de que essas áreas sejam regularizadas em conjunto”, explicou.
Essas áreas formam o corredor econômico do Estado e situam-se às margens da rodovia BR-153, da Ferrovia Norte-Sul e da Hidrovia Araguaia-Tocantins.
Presenças
Além dos presidentes do Itertins e do Incra, Robson Figueiredo e Geraldo José, participaram da reunião o secretário de Governo, César Hallum; de Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Jaime Café; o procurador-geral do Estado, Elfas Cavalcante, a diretora de Governança Fundiária do Incra, Eleusa Gutemberg; e o diretor de Regularização Fundiária do Instituto, Onercy Neto. (Governo do Tocantins).