10/01/2022 às 08h39min - Atualizada em 10/01/2022 às 08h39min

Araguaína amplia número de unidades para pessoas com sintomas de gripe e covid-19


Foto: Divulgação
 
A população que estiver com sintomas gripais leves ou com suspeita da covid-19 agora pode procurar duas UBS (unidades básicas de saúde). O atendimento, que antes era na UBS Dr. José Rezende (Alto Bonito), foi ampliado nesta sexta-feira, 7, para a UBS Araguaína Sul. Os locais funcionam das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.  

“Fizemos a ampliação no número de unidades referência para garantir que neste momento não haja risco de superlotação e continuarmos atendendo a população com eficiência, diante do aumento de pacientes com sintomas gripais”, afirmou a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia.

Nas últimas semanas, houve aumento na demanda das unidades de saúde. Do dia 27 a 31 de dezembro, foi registrado uma média de 120 a 150 atendimentos diários na UBS Dr. José Rezende, esses números aumentaram para 170 pessoas atendidas no último dia 4 de janeiro.

Outras unidades

Com a UBS Araguaína Sul atendendo exclusivamente pessoas com sintomas gripais ou casos suspeitos da covid-19, os moradores do setor ou cadastrados na unidade serão encaminhados para outras UBS.

“Os pacientes, hipertensos, gestantes, diabéticos, com hanseníase e que pertencem ao Programa Estratégia e Saúde da Família estão sendo direcionados pelas nossas equipes para atendimentos em outras unidades de saúde, mas eles também podem procurar uma UBS que seja mais fácil de atendimento para ele”, explicou a superintendente da Atenção Básica, Thaize Helena Eneias.

Sintomas graves

Em casos de sintomas graves da influenza como cansaço excessivo, febre acima de 39 graus, vômitos e diarreia, a população deve procurar a UPA (unidade de pronto atendimento).

Quanto aos sintomas graves da covid-19, como dificuldade para respirar, perda de apetite, dor persistente ou pressão no peito, o atendimento é realizado no Hospital Municipal de Campanha, no Setor Jardim das Flores.
(Prefeitura de Araguaína).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento