30/12/2021 às 07h51min - Atualizada em 30/12/2021 às 07h51min
Equipe técnica da Sics realiza reunião sobre a instalação da Cidade do Automóvel em Palmas
Foto: Divulgação Na manhã desta quarta-feira, 29, a equipe técnica da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) participou de reunião com o presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Joseph Madeira; e o representante da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Ricardo Ayres, na sede da pasta.
A reunião teve como pauta a implantação da Cidade do Automóvel no Distrito Industrial Tocantins II, na quadra ASR-NE 65. A construção do distrito, que terá área destinada à instalação de empresas do ramo automobilístico, está prevista no Programa de Impulsionamento das Indústrias, Comércio e Serviços Tocantinenses (PICS), lançado este mês pelo Governo do Estado. A proposta é que diversos negócios do setor automotivo se estabeleçam na Capital, tais como concessionárias de caminhões e máquinas, auto-peças, despachantes, funilaria e pintura, entre outros.
Já publicada, a Portaria n° 132/2020 trata da criação da cidade do automóvel e dá respaldo jurídico para o andamento das atividades. O projeto é uma demanda da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), que vem sendo discutida há mais de seis anos. Para o presidente da Acipa, Joseph Madeira, a união entre a associação, o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa deve acelerar o desenvolvimento do setor.
“Essa é uma reunião muito importante, porque traz de volta este assunto da cidade do automóvel e, dessa vez, de uma forma mais clara, objetiva e muito bem conduzida pelo secretário Carlos Humberto, que nos passa a segurança de que este anseio da classe empresarial de Palmas, nesses segmentos específicos, será atendido. A Acipa se sente honrada em ser valorizada e incluída no projeto para realizar a interlocução com os empresários. Essa união deve render frutos positivos para o Tocantins”, frisou o presidente da Acipa, Joseph Madeira.
O deputado Ricardo Ayres destacou a relevância que o investimento feito pelo Governo do Estado tem para o impulsionamento da atividade industrial e reforçou a disponibilidade da Assembleia Legislativa em colaborar com o projeto. “Fico muito feliz com a gestão do governador em exercício, Wanderlei Barbosa, e com a do secretário Carlos Humberto Lima, principalmente com esta política que está sendo adotada agora de investimento na indústria tocantinense com a revitalização e a construção dos parques. Estamos abertos ao diálogo e à disposição para trabalhar junto e ajudar no que estiver ao nosso alcance”, pontuou.
De acordo com o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, a intenção do Governo do Tocantins é que os projetos contemplados pelo PICS sejam colocados em andamento ainda em 2022.
“Nós entendemos a importância da Assembleia Legislativa e da Acipa estarem envolvidas neste processo e contribuindo conosco, porque dessa forma o nosso trabalho terá um maior engajamento e fluirá de forma mais célere. Tivemos essa reunião produtiva, onde alinhamos estratégias e conseguimos captar informações sobre o projeto da cidade do automóvel, que está em planejamento há algum tempo. A nossa intenção é fazer com que ele saia do papel e possamos iniciar as obras ainda em 2022”, afirmou o secretário Carlos Humberto Lima.
Também participaram da reunião o secretário executivo da Sics, Iranilson Mota; a superintendente de Desenvolvimento Econômico, Elaine Assis; a diretora de Indústria e Comércio, Geanny Pinheiro; e o gerente de Distritos Industriais, Carlos Carneiro. (Governo do Tocantins).