29/11/2021 às 12h07min - Atualizada em 29/11/2021 às 12h07min
Tocantins não tem registros de casos da nova variante ômicron, diz Secretaria de Saúde
Foto: Divulgação A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou nesta segunda-feira (29) que não há registro de casos ou suspeitas da nova variante ômicron no estado do Tocantins até o momento. Segundo o governo, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado (CIEVS) está em alerta.
A B.1.1.529, agora chamada de variante ômicron, preocupa por ter 50 mutações — algo nunca visto antes —, sendo mais de 30 na proteína S (spike) – a "chave" que o vírus usa para entrar nas células e que é o alvo da maioria das vacinas contra a Covid-19.
A confirmação de variantes ocorre por meio de sequenciamento genético.
Nesta segunda-feira (29) a Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu que a variante ômicron do coronavírus representa um risco muito elevado para o planeta, mas também afirmou que há muitas dúvidas, especialmente sobre o perigo real que ela representa.
Durante o fim de semana o ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, informou que o Brasil vai fechar as fronteiras aéreas para passageiros vindos de seis países do Sul da África a partir desta segunda-feira (29).
Para evitar o contágio, é recomendável usar máscara, higienizar as mãos (com água e sabão ou álcool em gel), além completar o esquema de vacinação contra Covid-19.
Cerca de 4,1 milhões de pessoas estão com o ciclo vacinal incompleto e ainda precisam tomar a segunda dose para estarem protegidas. No Tocantins, o estado alcançou 50% da população com o esquema completo no sábado (27), após dez meses de campanha. (G1 Tocantins).