25/11/2021 às 13h35min - Atualizada em 25/11/2021 às 13h35min

Governo do Tocantins capacita gestores e entrevistadores do Cadastro Único de 47 municípios


Foto: Divulgação
 
Com a proposta de capacitar técnicos municipais que trabalham na gestão do Cadastro Único, em 47 municípios da região norte do Estado, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), realiza até esta sexta-feira, 26, treinamentos na cidade-polo regional, Araguaína. 

O encontro, iniciado nessa terça, 23, visa repassar aos gestores e entrevistadores responsáveis por preencher o Cadastro Único a forma como deve ser feita a entrevista e quais as informações devem ser coletadas para que as famílias em situação de vulnerabilidade social tenham acesso aos programas sociais. 

O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. As informações do Cadastro Único são utilizadas pelo Governo Federal, estados e municípios para efetivação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.

"Com o anúncio do Programa Auxílio Brasil, que vem substituir o Bolsa Família, o público da região de Araguaína aumentou muito e que a capacitação vem em um momento muito bom, trazendo informações de como melhor identificar as famílias que estão em situação de vulnerabilidade. Prepara e melhora naquilo que a gente já conhecia, aprofundando mais e trazendo excelência para o atendimento dos entrevistadores, como também para sanar as dúvidas gerais, inclusive dúvidas sobre o  Auxílio Brasil”, afirma a coordenadora do Cadastro Único de Araguaína, Daniella Rocha do Nascimento Chaves.  

A gerente de Proteção Social Básica, Programa Bolsa Família e Benefícios da Setas, Raiza Ramos, destacou que “o mais importante é que os entrevistadores saibam registrar  de forma correta a realidade das famílias que estão em situação de vulnerabilidade social, para que estas tenham acesso aos benefícios dos programas sociais”.   

Gurupi e Natividade 

A capacitação já foi realizada, na última semana, para os profissionais dos municípios  da região de Gurupi. Na próxima semana será a vez de capacitar gestores e entrevistadores de 26 municípios da regional de Natividade. O objetivo é capacitar os técnicos do Cadastro Único dos 139 municípios do Estado.

Gestor municipal e entrevistador

O gestor municipal é o profissional responsável direto pelo Bolsa Família (atual Auxilio Brasil) e pelo Cadastro Único no município. É ele que faz a articulação entre as áreas de assistência social, saúde, educação para viabilizar a gestão do programa e do Cadastro Único, e é o principal interlocutor com o Ministério da Cidadania para o tema.

Entrevistador é o profissional responsável por receber as famílias e agendar as entrevistas, entrevistar (nos postos de atendimento e na residência da família, em casos de visita domiciliar) e digitar os dados coletados no Sistema de Cadastro Único.
(Governo do Tocantins).

 
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