18/11/2021 às 13h36min - Atualizada em 18/11/2021 às 13h36min

Com o objetivo de atender a demanda dos alunos o Laboratório de Habilidades e Simulação Realística da UFNT funcionará no HDT-UFT


Foto: Divulgação
 
Com o objetivo de atender a demanda dos alunos do curso de medicina do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (CCS/UFNT), foi realizada uma cerimônia simbólica de entrega dos equipamentos do Laboratório de Habilidades e Simulação Realística, no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT/Ebserh), local onde funcionará o laboratório de forma provisória até conclusão da obra, já em andamento na UFNT.

Participaram da solenidade, o senador Eduardo Gomes, o deputado federal Tiago Dimas, a deputada estadual Luana Ribeiro, o reitor da UFNT, Airton Siebem, além de representantes dos discentes e docentes, alunos, gestores e profissionais da UFNT e HDT-UFT. De acordo com o diretor do CCS/UFNT, professor Fernando Holanda Vasconcelos, até o momento os gastos com os equipamentos para o laboratório é de 1 milhão e 499 mil reais, investidos em 30 bonecos, entre outros itens.

O reitor pro-tempore da UFNT Airton Siebem, salientou que contar com o apoio dos parlamentares é imprescindível para a melhoria e manutenção dos projetos, e frisou que após a instalação total dos equipamentos no local definitivo, a universidade contará com o melhor e mais moderno laboratório da região amazônica.

O senador Eduardo Gomes, declarou que o valor gasto nos equipamentos foi necessário para o inventivo na preparação dos alunos e estruturação do curso de medicina, e afirmou que continuará, juntamente com a bancada tocantinense, buscando recursos para fomentar o crescimento da região.

Na ocasião, o superintendente do HDT-UFT, Antônio Oliveira afirmou que o momento demarca um passo importante na estruturação da UFNT. “O laboratório além de um marco para os cursos de graduação e pós-graduação, é necessário para o treinamento e reciclagem dos profissionais envolvidos no cuidado. Ainda, os alunos poderão simular situações vivenciadas no ambiente hospitalar. Esse projeto consolidará o HDT como referência em campo de estágios para os discentes”.

Para Danielle Pereira Barros, gerente de ensino e pesquisa do HDT-UFT, o laboratório de simulações é um espaço multiprofissional e interdisciplinar. “Os alunos vão adquirir um aprendizado diferenciado, muito próximo da realidade, e teremos um local de qualificação para os profissionais do serviço”, complementou.

Tainá Moreno, acadêmica do 6º período de medicina da UFT, em seu discurso representando os alunos, enfatizou a importância da disponibilização dos equipamentos instalados no laboratório de simulação para o aprendizado, que segundo ela, será de grande relevância na sua formação e, posterior, atuação, podendo contribuir para a fixação dos profissionais da região.

Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Essas unidades hospitalares, que pertencem a universidades federais, têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos, mas se destacam pela excelência e vocação nos procedimentos de média e alta complexidade.
(Ascom).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90