09/11/2021 às 11h26min - Atualizada em 09/11/2021 às 11h26min
Segurança Pública do Tocantins apoia campanha Novembro Azul e incentiva cuidados à saúde do homem
Foto: Divulgação A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO) iniciou nesta terça-feira, 9, ações alusivas à campanha Novembro Azul para incentivar o cuidado integral à saúde do homem. A campanha faz parte da mobilização que ocorre mundialmente neste mês para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O secretário da pasta, Wladimir Costa, recepcionou os servidores da sede da SSP-TO com laços da cor azul, símbolo de referência da campanha. “Convidamos todos os servidores para que sejam interlocutores na conscientização e desmistificação contra o câncer de próstata. São simples ações preventivas, mas eficazes, o diagnóstico precoce ainda é o melhor caminho”, explicou.
Para o Delegado-Geral de Polícia Civil (PC-TO), Claudemir Luiz Ferreira, a qualidade de vida e saúde dos servidores é prioridade. “Abraçamos a campanha Novembro Azul em prol dos nossos profissionais, o objetivo é inserir o debate acerca da saúde do homem. É importante quebrar esse paradigma, tornar nosso ambiente de trabalho um espaço com ações inclusivas e que leve até nossos servidores ao conhecimento para seu bem-estar”, refletiu.
Durante todo o mês de novembro, além de palestras, nas redes sociais serão publicados cards informativos sobre a importância da realização de exames e demais cuidados com a saúde masculina.
Prevenção e tratamento:
A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). A Lei nº 13.896, de 2019, assegura que pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), com suspeita de câncer, terão direito à realização de exames no prazo máximo de 30 dias.
Sintomas:
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência; presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Fatores de risco:
Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio; raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer; e obesidade. (Governo do Tocantins).