Vans e ônibus que fazem linhas intermunicipais serão monitorados em tempo real no Tocantins. Segundo a Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR), o objetivo é saber se as empresas estão descumprindo horários e fazendo paradas em locais não autorizados. Um projeto piloto foi criado e, inicialmente, oito empresas farão parte do estudo.
Em cada automóvel será implantado um equipamento de GPS. A regulação vai monitorar o percurso das vans e ônibus, o cumprimento dos horários, a quantidade de passageiros e o tempo de permanência nos pontos de embarque e desembarque.
Inicialmente serão monitorados oito vans e ônibus que fazem os seguintes itinerários:
Palmas - Araguaína e Araguaína - Palmas (4 veículos) Palmas - Gurupi e Gurupi - Palmas (3 veículos) Palmas - Novo Alegre e Novo Alegre - Palmas (1 veículo)
A pasta disse que o monitoramento vai possibilitar um controle maior esquema operacional dos veículos.
Caso o passageiro presencie irregularidades nos serviços prestados pelas empresas de transporte é possível fazer denuncias pelos canais da ouvidoria da ATR:
No WhatsApp (63) 99991-4493 ou telefone (63) 3218-7618, pelo e-mail http://ouvidoria@atr.to.gov.br, ou pessoalmente nos pontos de apoio nos terminais rodoviários.(G1 Tocantins).