30/09/2021 às 07h25min - Atualizada em 30/09/2021 às 07h25min
Tocantins ocupa segundo lugar no ranking de geração de empregos na região Norte do país, apontam dados do Caged
Foto: Divulgação Dados divulgados nesta quarta-feira, 29, do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apontam que o Tocantins é o segundo estado da região Norte do país com o maior número de admissões entre os meses de janeiro e agosto de 2021. Neste período, o Estado registrou o total de 59.110 admissões e 46.173 desligamentos. Números que representam um saldo de 12.937 novas atividades ocupacionais, com uma variação relativa de 7%.
O levantamento do Caged aponta ainda que, no mês de agosto de 2021, efetivou mais de 8 mil novos empregos gerando um saldo positivo de 1.352 admissões. Entre os setores que mais ofertaram oportunidades, destaca-se o setor de serviços com 2.937 novas admissões. Em seguida, encontram-se os setores de comércio e indústria com 2.720 e 879 novos empregos respectivamente. O novo levantamento do Caged aponta também que o setor de agropecuária registrou, em agosto, 565 admissões.
No que se refere a contratações por faixa etária, os jovens entre 18 e 24 anos representam o maior número de ocupações, com o saldo de 863 admissões. Dado refere-se ao registro de 2.138 desligamentos e o total de 3.001 novas vagas ocupadas por esse grupo.
Para o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), Tom Lyra, o Tocantins se mantém constante no cenário local e regional referente à geração de novos empregos, que alavancam a economia e proporcionam oportunidades para aqueles que procuram um cenário de desenvolvimento e crescimento.
“Como consequência das ações do Governo Carlesse, o Tocantins se torna cada vez mais o ambiente ideal para o surgimento de novas oportunidades. Estar em segundo lugar no ranking da região Norte é o resultado de um trabalho que visa garantir qualidade nos aspectos sociais, comerciais e profissionais para nossa população e para todos que aqui investem”, afirmou Tom Lyra.
De acordo com o secretário, o saldo positivo de admissões indica o posicionamento assertivo do Estado no cenário empreendedor, de forma que permite o crescimento das empresas já existentes e atrai novos empreendimentos.
“Nosso Estado é solo favorável para investimentos que agregam desenvolvimento. Seguindo os preceitos estipulados pelo Governo Tocantins, oferecemos, de forma contínua, todo o suporte necessário para a instalação de novos empreendimentos”, finalizou. (Governo do Tocantins).