18/09/2021 às 08h01min - Atualizada em 18/09/2021 às 08h01min

Em Araguaína, prefeitura investe em ampliação de atendimento na UPA para reduzir tempo de espera do paciente


Foto: Divulgação
 
A Prefeitura de Araguaína anunciou para outubro o início das obras de revitalização e ampliação do prédio da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Araguaína. O recurso de R$ 1,1 milhão será destinado para a construção de novas instalações, ampliando o número de leitos, consultórios e a capacidade da recepção, onde é feita a triagem dos pacientes, além da reforma e adequação de salas já existentes na unidade. 

"Toda a obra de reestruturação da UPA foi pensada para otimizar o atendimento de saúde e reduzir o tempo de espera da população. Algumas salas, como as de medicação, nebulização e a farmácia ficarão mais próximas, agilizando o atendimento e, consequentemente, atendendo mais pacientes por dia”, explicou a secretária da Saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia.

O Município também vai adquirir novos equipamentos hospitalares, mobiliários e equipamentos de informática que irão modernizar o atendimento da UPA.

Maior capacidade

A Unidade de Pronto Atendimento de Araguaína é administrada pelo ISAC (Instituto de Saúde e Cidadania) e tem capacidade de atendimento de até 300 pessoas por dia. Com a ampliação do prédio a unidade poderá ser enquadrada no patamar de UPA Porte 3, alcançando uma capacidade de atendimento de 450 pacientes por dia, acompanhando o crescimento da população de Araguaína.

“Assim que a ampliação for concluída nós poderemos solicitar a mudança da UPA de Porte 2 para Porte 3, essa mudança vai garantir a possibilidade de contratação de um maior número de médicos e consequentemente aumentará o número de pessoas atendidas todos os dias. Nosso objetivo reduzir o tempo de espera e garantir um atendimento de excelência à população”, disse a secretária da saúde, Ana Paula Abadia.

Sem transtornos

A unidade também irá ganhar uma sala de imobilização ortopédica e um estacionamento com capacidade para 20 veículos. A obra será iniciada sem interrupção do atendimento ao público, com a previsão de que todo o trabalho seja concluído ainda este ano.

“Durante todo o trabalho de reforma e ampliação a UPA irá continuar atendendo normalmente a população, para que isso seja possível, a obra será executada em três etapas, causando um menor impacto na rotina de atendimento”, explicou o engenheiro responsável pelo projeto e acompanhamento da obra, Felipe Palmier.
(Prefeitura de Araguaína).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento