16/09/2021 às 13h15min - Atualizada em 16/09/2021 às 13h15min

Cidadania e Justiça inicia curso de pedreiro para custodiados da Unidade Penal de Guaraí


Foto: Divulgação
 
O Governo do Tocantins, por meio da  Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), e a Secretaria Municipal de Educação de Palmeirópolis (Semed) iniciaram nessa quarta-feira, 15, Curso de Pedreiro para custodiados do sistema penal, pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). 

A capacitação tem carga horária de 200 horas/aula, com direito à certificação, e está sendo ofertada para 15 custodiados, sendo cinco da Unidade Penal de Guaraí, um de Colmeia, um de Paraíso, um de Araguaína, um de Araguatins, um de Gurupi, um de Palmas, um de Miracema, um de Barrolândia e dois de Palmeirópolis.

“Tenho muito orgulho em iniciar esse curso de pedreiro. É uma oportunidade que me foi dada e tenho muita satisfação de ser um dos participantes porque vai me dar uma expectativa de trabalho nessa minha nova caminhada fora do crime, então só tenho a agradecer a todos os que se empenharam para que isso venha a se realizar”, agradeceu o custodiado da Unidade Penal de Guaraí, E.J.C, participante do curso. 

O chefe da Unidade Penal de Guaraí, Nurian Miranda, sintetizou que a promoção do Curso de Pedreiro será muito importante para a reinserção social das pessoas privadas de liberdade no mercado de trabalho. “Os presos qualificados estarão habilitados para o mercado de trabalho, o que certamente contribui para a diminuição de reincidência e serão utilizados para a realização da manutenção da Unidade Penal e assim serão beneficiados com a remição da pena”, enfatizou.   

Oportunidades

O instrutor do curso, J.H.P.C, é pré-egresso do Sistema Penal e por meio de um processo seletivo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi escolhido em primeiro lugar pela sua experiência e formação na área de construção civil para ministrar as aulas. “A minha expectativa para o curso é a melhor, porque além de eu estar ensinando algo que eu gosto de fazer, que é a minha profissão, vou ter todo o apoio dos policiais penais e quero ensinar e aprender também. Espero que no final do curso, eles tenham realmente aprendido e saiam com uma profissão”, ressaltou o professor.  

"Hoje, deu-se início a mais uma aula inaugural em cursos profissionalizantes e estamos colhendo frutos e gradativamente o sistema penal do Tocantins cresce, ocupando o ranking entre os cinco estados no quesito educacional. Com isso, a missão cumprida é clarividente dentro do sistema penal tocantinense que sempre prioriza a execução da pena a fim de recuperar as pessoas que estão privadas de liberdade”, destacou o policial penal Filipe Tomazi, que presta apoio técnico à Gerência de Reintegração Social Trabalho e Renda ao Preso e Egresso da Seciju (GRSTRPE).
(Governo do Tocantins).

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90