No Dia do Estagiário, celebrado em 18 de agosto, o Governo do Tocantins reforça a importância da qualificação profissional de jovens acadêmicos, por meio do Programa Oportunidade Jovem, que insere os estudantes em estágios remunerados exercidos na administração pública. O Programa é executado pela Secretaria de Administração (Secad) em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) - Núcleo Regional do Tocantins nas diversas pastas do Governo do Estado.
No Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), órgão oficial de assistência técnica e extensão rural do Estado, os jovens acadêmicos estão tendo a oportunidade de aliar o conhecimento da sala de aula à vivência no campo.
Segundo o diretor de Administração e Finanças, Willamy Francisco Pereira, somente este ano, o órgão recebeu 12 estagiários de diversas instituições de ensino técnico e superior públicas e privadas que são parceiras do programa. Atualmente, o órgão conta com nove acadêmicos que foram direcionados à diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação, para atuarem na Unidade de Pesquisa em Extensão Rural, na Agrotins; no departamento Jurídico; e na diretoria de Assistência Técnica e Extensão Rural.
O diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Kin Gomides, que na juventude passou pela experiência do estágio no Ruraltins, o que o motivou a ingressar no serviço público após a formação, é quem conduz parte desses estagiários na Unidade de Pesquisa em Extensão Rural, na Agrotins. Ele frisa a importância dessa experiência para a vida profissional dos jovens acadêmicos.
“O estágio oferece a oportunidade de vivenciar esse universo [do serviço público] tanto da parte técnica e operacional, quanto da parte de atendimento aos produtores. Além disso, a gente desmistifica a gestão pública. Aqui eles vão ver e acompanhar como é pensada a política pública, como são elaborados os projetos de captação de recurso, como é a execução desses projetos, enfim, entender toda a dinâmica interna da máquina pública”, relatou o diretor.
O acadêmico José Gomes, do curso de Agronomia do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), estagia há 5 meses no Ruraltins, por meio do programa Oportunidade Jovem. Para ele, a experiência será fundamental para a sua formação profissional. “A experiência de estágio nos traz para um universo diferente, traz muito mais que aprendizagem, ela possibilita a vivência de campo. De modo geral, é uma experiência fundamental na formação de todos os profissionais”, disse.
A jovem Tainara Sousa Coêlho Teixeira, também do curso de Agronomia na UniCatólica, conta sua satisfação em estagiar no Ruraltins. “Fazer parte da equipe Ruraltins como estagiária vem sendo muito gratificante para mim. A cada dia estou obtendo muitos conhecimentos para meu meio profissional. Tenho muito orgulho de ser da equipe, pois vejo profissionais qualificados que estão me preparando da melhor forma para quando eu me formar ser inserida no mercado de trabalho, com isso estou aprendendo e crescendo muito com cada um”.
Para o presidente do Ruraltins, Fabiano Miranda, esse programa e a parceria com as instituições de ensino e o IEL valorizam e qualificam o profissional de casa. “É nosso papel, enquanto instituição, oferecer meios para que os nossos jovens sejam melhores qualificados, dando a eles capacidade de atuar no mercado de trabalho sem a necessidade de buscar fora do estado”, concluiu.
Programa Oportunidade Jovem
O Programa Oportunidade Jovem é uma iniciativa do Governo do Tocantins que cria oportunidades e valoriza a capacidade única de cada jovem que terá acesso ao emprego. Antes de tudo, o reconhecimento ao talento daqueles que optaram por uma vocação e que, com o Programa, terão espaço para, não apenas colocar em prática suas habilidades, mas apontar novos rumos para o crescimento do Tocantins.