05/08/2021 às 13h24min - Atualizada em 05/08/2021 às 13h24min
No Dia Nacional da Saúde e da Vigilância Sanitária, Estado reforça importância das ações de fiscalização e hábitos saudáveis
Foto: Divulgação Com objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da educação sanitária, com incentivo de hábitos e cuidados que cada um deve ter para promover a saúde e evitar doenças, foi instituído, no dia 5 de agosto, o Dia Nacional da Saúde e Dia Nacional da Vigilância Sanitária, instituição que durante todo o período pandêmico da Covid- 19 foi primordial para conter a propagação do vírus e disseminar informações de prevenção.
A data também é uma homenagem ao dia de nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz, 5 de agosto de 1872, reconhecido pelo combate a diversas moléstias que assolaram o país.
“Como órgão regulador, a Vigilância Sanitária permanece com um trabalho árduo, incansável e repetitivo em prol da coletividade, realinhando seus serviços e ações nesse tempo de pandemia, mas, acima de tudo, prosseguindo firme no seu propósito de minimizar os riscos sanitários potenciais e considerar os benefícios na segurança dos produtos e serviços”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini.
“Atualmente estamos atravessando um cenário atípico e desafiador imposto pela pandemia. Vários empreendedores, mesmo enfrentando uma dura realidade econômica, lutam para tentar manter seu negócio ativo ou abrir novos empreendimentos", explica a diretora de Vigilância Sanitária, Amanda Campos Feitosa.
No entanto, ainda segundo a diretora, ao mesmo tempo, a lei da liberdade econômica favorece um problema crônico em nossa sociedade: a baixa adesão às normas sanitárias e a liberação de atividades consideradas de baixo risco apenas pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Neste caso, a Vigilância Sanitária perde a grande oportunidade de cumprir seu papel de guardião da saúde pública. “Para esclarecimentos sobre o papel da Vigilância Sanitária iremos realizar uma webconferência para discutir sobre as implicações e os desafios da lei de liberdade econômica para ações de Vigilância Sanitária”, acrescenta.
Webconferência
O encontro será realizado no próximo dia 20 de agosto, das 9 às 12 horas, com a participação virtual de todas as vigilâncias sanitárias municipais para comemorar o Dia D da Vigilância Sanitária, com o tema “Lei de liberdade econômica e os desafios para as ações de Vigilância Sanitária”. (Governo do Tocantins).