07/05/2019 às 09h05min - Atualizada em 07/05/2019 às 09h05min
Abrace o futuro, abrace uma escola
Quero começar com a frase de Ifeanyi Enoch Onuoha “Ninguém poderá alcançar o êxito sozinho”. E
“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente...”(Romanos 12.2). Não acredito que a educação por si só mude a nossa sociedade, mas também não acredito que a sociedade possa mudar sem uma boa educação.
Boa educação é o que está nos faltando hoje por uma série de fatores. Não que neste texto apontar culpados e nem fazer critica gratuita a ninguém. Que provocar uma reflexão e quem sabe uma mobilização para ajudar nossas escolas.
A idéia de abraçar o futuro abraçando uma escola é por entender que como diz o pensador
“Ninguém poderá alcançar o êxito sozinho”... E como diz a bíblia, “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente”. Não podemos fazer só e nem devemos nos conformar com a situação que vivemos hoje.
Logo quando abraço uma escola, estou abraçando o futuro: da nação, da família, da igreja, da sociedade, daqueles que vão liderar algo ou alguém...
Convido:
As autoridades do executivo, legislativo, judiciário;
- Os professores e funcionários das escolas públicas e privadas;
- As Igrejas;
- As famílias que têm parentes envolvidos diretamente com as escolas;
- Os alunos que são o presente, se preparando para nos representar no futuro; para abraçarem uma escola no sentido de melhorar a nossa educação.
- Há quem interessa ver professores sem autoridade na sala de aula, vivendo com medo e adoecendo física e emocionalmente?
- Há quem interessa ver alunos passando de uma serie para outra sem aprender, porque os professores são obrigados aprovar mesmo que eles não saibam?
- Há quem interessa ver as escolas sendo transformadas em disputas de facções, lugar de vendas de drogas e lugar onde os pais matriculam seus filhos pra se ver livres deles?
- Há quem interessa submeter à geração presente e futura, a profissionais despreparados no exercício da profissão que escolheram, porque não estamos valorizando os profissionais que formam todos os demais?
- Há quem interessa vermos educadores alegres, felizes, saudáveis, motivados ensinando nossos filhos?
- Há quem interessa ver crianças, adolescentes e jovens indo para a escola estudar?
- Há quem interessa ver cada um assumindo seu papel neste processo: escola, família, instituições municipal, estadual, federal e demais instituições da sociedade?
Bom, quero provocar a quem interessar, no sentido de que haja uma grande mobilização de todos nós, a fim de socorrer as instituições educacionais desde o ensino fundamental ao superior, sob pena de amanhã, nem termos mais quem queira ser professor (a), porque ganha pouco, corre risco de vida e pra conseguir uma vaga de trabalho precisa ser concursado (a) (o que é normal), ou passar pela humilhação de ter que ser indicado por um funcionário chamado político.
Finalizo convidando você a abraçar o futuro, abraçando uma escola.
Euzimar Nunes - euzimarnunes@hotmail.com – (63) 3414-7452