26/04/2019 às 11h15min - Atualizada em 26/04/2019 às 11h15min

Filhos, do que eles precisam?


divulgação
A primeira coisa que precisa ser decidida pelos pais é o que vai ser dado aos filhos... O que eles querem ou o que eles precisam?
 
Lembrem que o que eles querem não tem limites. Não tem limites porque sempre querem mais do que merecem, querem o que os outros têm, querem o que acham bonito, querem o que acham bom, querem por mero consumismo, querem porque é uma forma de atender desejos, vontades e uma tentativa de satisfazer o ego. Logo percebemos que a lista do que queremos, conseqüentemente do que os filhos querem será quase sempre além do que precisam.
 
Lista dos que eles precisam:
 
Eles precisam de presença de pai e mãe – sim, esta é uma coisa indispensável para os filhos. Presentes nunca substituirão a presença dos pais na vida dos filhos.
 
Exemplos positivos – temos uma geração carente de exemplos que mereçam seguir. A primeira e melhor escola são a família, pai e mãe; onde primeiro se aprende sobre regras, comportamentos, caráter, respeito, honestidade, mentira, valores? Tudo isto se aprende primeiro em casa; com os pais e/ou responsáveis, com a televisão ou internet, mas é em casa. Depois vem outros lugares como: amigos, escolas, igrejas, clubes... Logo percebemos como somos desafiados a ser exemplo para nossos filhos.
 
  • – este é sem dúvida um grande desafio pra todo pai e mãe. Limites é aplicar com sabedoria as palavras sim e não. Isto é, ambas as palavras tem seu lugar na educação dos nossos filhos; qualquer uma das duas se usada com exagero, provoca a omissão no uso da outra.
 
Amor – amor é cuidar. Cuidar é mais do que dá coisas. Dá coisas, não supre o mostrar sentimentos, mostrar sentimentos não é apenas falar eu te amo. Quando me esforço pra salvar meu casamento estou dizendo aos meus filhos que os amo, quando assumo meu papel na minha família estou dizendo aos meus filhos que os amo, quando me ponho na condição de provedor digo aos filhos que os amo, quando ensinos a eles o caminho do céu estou dizendo que os amo, quando digo não às drogas é mais uma forma de dizer que os amo, quando assumo a educação deles sem transferir a responsabilidade pra ninguém estou dizendo que os amo. Poderia aumentar esta lista, mas acredito que a dica foi dada...
 
Nossos filhos não precisam de muito... Se conseguirmos dá a eles estas quatro coisas, estaremos dando o melhor e o que realmente eles precisam. Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.” (Salmo 127:3)
 
Euzimar Nunes - formado em Teologia e Psicanálise, pastor da Primeira Igreja Batista em Araguaína, palestrante nas áreas de ética, família, motivação e relacionamento. euzimarnunes@hotmail.com – (63) 3414-7452
 
 
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento