02/10/2020 às 08h10min - Atualizada em 02/10/2020 às 08h10min

Importância da acessibilidade e a união de esforços é reforçada em encontro do Agenda Cidadã do TCE/TO


Foto: Divulgação
 

A união de esforços entre os órgãos de controle, administração pública e a sociedade, assim como a acessibilidade de todos às informações necessárias para a implantação de políticas públicas eficientes, foram destaques durante mais um encontro da 13ª edição do Agenda Cidadã, realizado nesta quinta-feira, 1º de outubro, para jurisdicionados da Quinta Relatoria do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), no formato 100% on-line, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Corte.

O presidente do TCE/TO, conselheiro Severiano Costandrade, fez questão de alertar os gestores tocantinenses sobre o debate realizado no Agenda Cidadã que leva conhecimento e orientações para uma administração mais eficiente. “As normas existem para dar segurança jurídica ao administrador público e aos cidadãos. É importe que nós saibamos fazer a boa administração desse dinheiro, aplicando de forma correta e fazendo ações que realmente atendam a sociedade”, disse o presidente. Ele ainda completou: “Nós, tribunal de contas e todos os órgãos de controle, estamos atentos e aparelhados para acompanhar esses gastos. O gestor tem uma grande responsabilidade e precisa ter consciência disso”, alertou.

Severiano aproveitou a oportunidade e destacou a importância da acessibilidade para todos. O presidente lembrou que na última quarta-feira, 30 de setembro, foi comemorado o Dia Internacional dos tradutores e intérpretes de Libras, uma categoria que faz diferença no dia a dia de milhares de pessoas. “Parabéns a todos esses profissionais que levam a informação àqueles que são portadores de alguma deficiência auditiva. No Agenda Cidadã, eles estão sendo essenciais para que todos tenham a oportunidade de absorver todo material que está sendo repassado”, afirmou.

O procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), José Roberto Torres Gomes, acompanhou o raciocínio do presidente e reforçou mais uma vez que o MPC é parceiro da administração pública. “Hoje a arma mais importante que o gestor pode ter é o conhecimento, e é isso que o Agenda Cidadã tem levado em todos os encontros. Nosso objetivo não é punir, mas sim que todos os gestores tenham responsabilidade social. É claro que se for preciso punir, vamos punir. O gestor tem a obrigação de ser honesto e eficiente, pois gestão se faz para a sociedade”, enfatizou José Roberto.

Representando os gestores, o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, comemorou a parceria com o Tribunal de Contas para a capacitação e qualificação da administração pública. “O Agenda tem sido primordial na melhoria dos nossos trabalhos. Com compromisso e segurança jurídica e alinhados aos órgãos de controle, com certeza teremos tranquilidade para exercer nossas funções. Por isso, a importância dessa qualificação das gestões”, ponderou Mariano.  

O Agenda Cidadã 100% on-line traz este ano o tema “Desafio e União” e conta com a tradução em libras simultaneamente durante todo o evento. As palestras podem ser revistas no canal do Youtube da Corte. (TCE-TO).

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento