27/08/2020 às 09h23min - Atualizada em 27/08/2020 às 09h23min

Ipês embelezam e transformam cenário urbano de Palmas


Foto: Governo do Tocantins 
 
Com o início da floração dos ipês no cerrado tocantinense neste mês de agosto, as ruas e avenidas da Capital ganham um colorido especial que as tornam ainda mais belas. O ipê é uma das árvores mais representativas da vegetação brasileira, é um símbolo natural do Cerrado, e ocorre em alguns estados da região Norte, como o Tocantins, e também nas regiões centro-oeste, sudeste e sul. Na década de 1970, uma lei oficializou a flor do ipê como a flor nacional do Brasil.

O engenheiro florestal Jorge Leonam da Silva, gerente de pesquisa e informações da biodiversidade no Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), explica que o ipê é uma árvore diferente da maioria das outras, visto que quando suas flores nascem as folhas caem dos galhos como uma forma de proteção, para economia de água.

“Como todos sabemos, durante este tempo de seca que nós estamos, as árvores perdem suas folhas justamente por isso, porque pelas folhas perdem muita água pela evaporação e pelos ventos. Então é uma forma de defesa dos ipês, perder as folhas para poder se concentrar na emissão das flores, já que as flores serão suas futuras sementes, que servem para dispersão da espécie”, explica. O engenheiro florestal destaca que a imagem do ipê é bastante representativa: “’quando se vê um ipê florido sabemos que a primavera está próxima”, detalhou.

A madeira da árvore é dura e resistente e muito aproveitada na construção civil e naval, por isso é plantada em grande quantidade para reflorestamento e para preservação da espécie. De crescimento lento, pode chegar até 30 metros, mas seu tamanho médio varia de sete a 15 metros de altura. De forma geral, o florescimento ocorre quando a planta chega aos cinco anos de idade.
 
Nas redes sociais

A beleza das flores dos ipês também invade a internet, as cores encantam e torna-se irresistível não fotografar e publicar nas redes sociais um registro pessoal dessa época do ano marcada pela floração e também pelas altas temperaturas, ao contrário do restante do País, onde também há floradas, mas com o clima bem diferente do Tocantins: são locais que registram invernos rigorosos com baixas temperaturas nesse período. (com informações Secom Palmas)


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento