22/11/2024 às 07h00min - Atualizada em 22/11/2024 às 07h00min
Cenário atual aponta possíveis candidatos para a próxima eleição de governo no Tocantins
Artigo de opinião - Alberto Rocha - é Jornalista
Não é necessário bola de cristal para desenhar o atual cenário para o governo do Tocantins.
Nomes conhecidos, bons ou ruins, figuram entre os que podem disputar o principal cargo do Estado, que é o Palácio Araguaia. Dirigir aquela nave é decisivo, pois é de lá que as coisas acontecem.
Hoje, os nomes giram em torno de Laurez Moreira (atual vice-governador), dos senadores Dorinha Seabra e Eduardo Gomes e do ex-governador, Marcelo Miranda. Vontade de chegar ao Palácio todo mundo tem, é igual a dor de barriga: dá em qualquer um.
Lembrando que, na frente do Palácio Araguaia, estão os deputados estaduais de olhos bem abertos. Ah, tem também os desembargadores, alguns deles acusados de corrupção.
O governador Wanderlei Barbosa não pode errar na escolha. Se vai apoiar alguém, que seja alguém com empatia política, que fale com o povo, que ria e que pareça com o próprio Wanderlei.
Mas, cuidado. Em política, tudo pode mudar. Quem dormiu arriado, pode amanhecer desapeado, sem lenço e sem documento. E o pior: pode amanhecer cadáver jogado na praça dos Girassóis.
Mas, quem vai decidir o futuro do Palácio pode estar fora das decisões que são tomadas às escondidas. Por mais que se pense que o povo é “besta”, melhor é combinar com os “bestas”, pois qualquer movimentação em falso pode ser suicídio.