15/08/2024 às 07h00min - Atualizada em 15/08/2024 às 07h00min

Na maior feira de bioenergia do mundo, Governo apresenta potencialidades do Tocantins e oportunidades de investimentos


 

O Governo do Tocantins participa da 30ª edição da Fenasucro & Agrocana, a maior feira de bioenergia do mundo, que ocorre em Sertãozinho, São Paulo/SP, até a sexta-feira, 16. Com um estande montado especialmente para o evento, o Tocantins visa recepcionar investidores e empresários do setor, destacando suas potencialidades econômicas e as diversas oportunidades de investimentos que oferece. Somente no primeiro dia de evento, que iniciou nessa terça-feira, 13, foram realizados 45 atendimentos a empresários e executivos que buscam novas possibilidades de investimento.

O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, destacou que a atração de novos investimentos está entre os pilares do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics). “O governador Wanderlei Barbosa é ciente de que o trabalho de prospecção e captação de novos investidores é indispensável para o desenvolvimento socioeconômico do Tocantins, por isso, alinhamos uma estratégia de ir até onde os grandes investidores estão, para que o nosso time de servidores apresente as potencialidades do Estado, como infraestrutura, logística, parques industriais e políticas de fomento e incentivos fiscais aos empresários e indústrias”, ressaltou o secretário. 

Atendimento

Os servidores das Secretarias de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics); e da Agricultura e Pecuária (Seagro), estão presentes no estande, prontos para dialogar com os participantes e apresentar as vantagens competitivas do Tocantins. O Estado possui uma rica diversidade de recursos naturais e um ambiente favorável ao desenvolvimento de projetos relacionados à bioenergia, o que torna a participação na Fenasucro & Agrocana uma oportunidade ímpar para atrair novos investimentos.

O gerente de prospecção de novos negócios e investimentos da Sics, Raimundo Nonato Lima, explicou como tem sido o trabalho de atendimento aos empresários na Fenasucro. “Nós conversamos com os participantes sobre os benefícios de investir no Tocantins. Outros passam por nosso espaço, veem os vídeos de apresentação que projetamos e acabam entrando para conhecer. Esse primeiro contato é importante e temos experiências positivas de casos onde o investidor conheceu o Tocantins em algum evento e decidiu investir no Estado”, enfatiza o gerente, ao reforçar que o atendimento aos executivos é realizado pelos servidores das duas pastas, mutuamente. “É um trabalho transversal entre diferentes órgãos do governo, conforme determinação do governador Wanderlei Barbosa”, salientou o gerente.

Negócio internacional

Muitas vezes, as conversas acabam atraindo até mesmo parceiros internacionais. O deputado da província de Tucumãn, na Argentina, José Pepe Seleme, visitou o estande e revelou que planeja uma visita ao Tocantins. “Pretendemos, em breve, realizar uma visita de intercâmbio entre a Argentina e o Tocantins, para trocarmos informações e conhecimentos na área da cultura e negócios; e verificar as possibilidades de parcerias entre os governos”, declarou o parlamentar.

Quem também procurou o estande para saber mais sobre o Tocantins e suas potencialidades foi o gerente nacional de negócios de uma empresa de soluções para a indústria e o agronegócio, Marcelo Reis. “Estamos localizados em Porto Feliz e Jaguariúna, no interior de São Paulo; e em Macaé, no Rio de Janeiro. Acabamos de instituir um representante em Belém, que vai fazer essa ponte com o Governo do Tocantins”, pontuou o executivo.

“Com um olhar voltado para o futuro, o Tocantins se posiciona como um destino promissor para negócios nas áreas de inovação e sustentabilidade. Nossa expectativa é de que a participação na Fenasucro e em outros eventos resulte em novas alianças e investimentos que contribuam para o crescimento econômico do estado”, finalizou o secretário Carlos Humberto Lima.

Fenasucro

Fenasucro & Agrocana é o maior evento mundial voltado exclusivamente para toda a cadeia de produção bioenergética. Reúne, anualmente, milhares de profissionais de usinas, indústrias de alimentos e bebidas, papel e celulose, transporte e logística, e distribuidoras e comercializadoras de energia do Brasil e de mais 53 países do mundo.

A organização estima uma movimentação financeira recorde de mais de R$ 8,3 bilhões no evento. A Fenasucro segue até esta sexta-feira, 16.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90