19/07/2024 às 07h00min - Atualizada em 19/07/2024 às 07h00min

Governo desenvolve ações para a garantia de direitos sociais fundamentais aos tocantinenses

O Governo do Tocantins chega à metade do ano de 2024 com suas políticas públicas sociais fortalecidas pela atuação da Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps). A Pasta, comandada pela primeira-dama Karynne Sotero desde o mês de janeiro, chega aos seis meses de gestão com o trabalho pautado pela atenção às populações vulneráveis.

As ações da secretaria têm recebido total apoio do governador Wanderlei Barbosa, que ressalta o papel da Seps para a gestão. “Nós entendemos que o desenvolvimento do Tocantins passa, principalmente, pelo cuidado com o ser humano. E o trabalho que a Secretaria Extraordinária de Participações Sociais vem realizando tem esse objetivo, de olhar para aqueles que mais precisam, os pequenos grupos, como os idosos, que têm todo o nosso respeito e merecem atenção e cuidado”, destaca o governador.

Desde que assumiu a Seps, a primeira-dama Karynne Sotero tem percorrido o Tocantins levando suas ações e buscando dialogar com grupos de diversos segmentos, ao ouvir demandas e compreender em qual deles o Estado pode atuar de forma ainda mais assertiva. “Cuidar das pessoas, principalmente de quem mais precisa, é o grande compromisso do governador Wanderlei Barbosa. É uma gestão preocupada não apenas com o desenvolvimento econômico do Tocantins, temos visto muitos resultados nesse sentido. O povo tocantinense tem sido bem cuidado, recebemos muito carinho por onde passamos, porque as pessoas sabem que esse é um Governo que tem um olhar diferenciado”, ressalta a primeira-dama.

Qualidade de vida para os idosos

Um grupo que recebe atenção especial da Seps é o dos idosos. No Tocantins, mais de 180 mil pessoas estão na faixa dos 60 anos ou mais, de acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022. No primeiro semestre de 2024, uma das primeiras ações da secretaria foi a articulação para criação do Fundo Estadual para os Direitos da Pessoa Idosa do Estado do Tocantins (Fedipi/TO). Assinada pelo governador Wanderlei Barbosa, a criação do fundo era uma solicitação antiga do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedipi/TO), que fará a gestão com a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), decidindo como os recursos serão aplicados em programas e ações específicas para beneficiar os idosos.

A iniciativa, defendida pela primeira-dama, representa um avanço significativo nas políticas voltadas para a terceira idade, sendo um importante instrumento para o financiamento de projetos voltados para a promoção da saúde, da assistência social e da inclusão dos idosos no Tocantins. O projeto encontra-se em tramitação na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto).

Além disso, um trabalho de mapeamento das instituições públicas e filantrópicas de longa permanência de idosos do Tocantins tem sido realizado pela Seps, visando levantar informações, demandas e oportunidades de apoio, ampliando o alcance das políticas públicas já implementadas pelo Estado. Desde o início do ano, a primeira-dama já visitou a Casa do Idoso Sagrado Coração de Jesus, em Araguaína; a Conferência de São Vicente de Paula, localizada em Arraias; e os abrigos de idosos João XXIII e Tia Angelina, de Porto Nacional.

A oferta de atividades sociais, desportivas e de lazer para os idosos do Tocantins é outra preocupação da primeira-dama que buscou parceiros e meios de retomar o atendimento no Centro de Convivência dos Idosos, instituição localizada na Quadra 1.002 Sul, em Palmas, que se encontra desativada. Para isso, uma emenda da deputada estadual Claudia Lelis no valor de R$ 300 mil já foi direcionada para a reforma do local, além de uma academia ao ar livre obtida por meio de solicitação da Seps ao Ministério do Esporte, intermediada pela Secretaria Extraordinária de Representação em Brasília.

Alimentando quem precisa

Realizada durante a 24ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024), a ação Agrotins alimenta quem precisa transformou o maior evento de agrotecnologia do Norte do Brasil em uma grande festa de solidariedade. Mais de 130 toneladas de alimentos foram arrecadadas durante a Agrotins 2024, com ampla adesão do público e dos expositores da feira.

“O Governo do Tocantins realiza a Agrotins há 24 anos, um evento que se supera a cada ano em volume de negócios. Neste ano, superamos também ao levar uma ação social para o evento, mostrando que o agro alimenta também a solidariedade e a compaixão”, destaca Karynne Sotero. Todos os alimentos arrecadados estão sendo encaminhados para instituições do Tocantins que trabalham com populações vulneráveis, além de parte ser enviada ao estado do Rio Grande do Sul, que enfrenta os impactos de fortes enchentes que chegaram a desabrigar mais de 80 mil pessoas.

Realizada pelo Governo do Tocantins, a campanha Tocantins pelo Rio Grande do Sul foi liderada pela primeira-dama, que não mediu esforços para envolver as secretarias do Estado e enviar toda a ajuda possível para o povo gaúcho. A campanha incluiu arrecadação de alimentos na entrada do show de abertura da Agrotins 2024 e em mais de 400 pontos de coleta pelo estado que incluíram escolas estaduais e postos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Por meio da ação realizada na Agrotins, a Secretaria Extraordinária de Participações Sociais conseguiu encaminhar as doações a diversas instituições do estado, incluindo o Lar Batista F. F. Soren e o Centro das Crianças Doutora Heloísa Lotufo Manzano, de Porto Nacional; a Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer do Tocantins e a Casa de Apoio Vera Lúcia, em Palmas; a Associação Braz Ribeiro dos Santos (BRS) e a Casa Resgatando Vidas Manaaim, de Gurupi; e a Associação Sempre Viva, de Palmas, além de lares de idosos. Outras instituições receberão doações até o final do mês com a conclusão da ação.

Portas abertas para o povo

Outro projeto iniciado no primeiro semestre de 2024 foi o Portas Abertas, que tem o objetivo de incentivar visitas à sede do Poder Executivo Estadual, oportunizando que grupos de crianças, indígenas, quilombolas e idosos, entre outros, conheçam de perto os prédios históricos do estado. A programação inclui visita ao Museu Histórico do Palacinho e ao Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, onde o público tem acesso ao gabinete do governador.

Em abril, um grupo de adultos e crianças da etnia Xerente, de Tocantínia, foi recebido pela primeira-dama Karynne Sotero no Palácio em celebração ao Dia do Indígena; e em maio, foi a vez dos jovens que fazem parte do Programa Jovem Trabalhador participarem do projeto.

A iniciativa, segundo a primeira-dama, quer aproximar os tocantinenses da sede do Governo do Estado. “Quero que todos saibam que o Palácio Araguaia está de portas abertas para que venham visitar, por meio do projeto ou uma visita espontânea, esse lugar que é um pedaço da história do Tocantins e onde grandes decisões são tomadas”, afirma.

Oportunidade de crescimento

Com previsão de retorno para o segundo semestre de 2024, o novo Recriarte foi um dos projetos articulados pela Seps desde que a primeira-dama assumiu a missão. O projeto, que estava parado, volta neste ano totalmente repaginado. As duas sedes localizadas em Palmas, nas regiões norte e sul da Capital, estão sendo reformadas e a primeira delas deve ser concluída ainda em julho. No local, serão oferecidos cursos profissionalizantes com oportunidade de crescimento e geração de renda para quem mais precisa.

Recebida pela segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin, em março, a primeira-dama Karynne Sotero conheceu o projeto Padaria Artesanal, voltado para a inclusão produtiva e a geração de renda por meio da produção de pães. O objetivo é inserir o projeto entre as capacitações do novo Recriarte e o processo de capacitação dos Agentes Multiplicadores já foi iniciado por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas).

Outras áreas

Responsável por atuar na mobilização do desenvolvimento de programas multissetoriais, especialmente no que se refere às políticas transversais voltadas para grupos em situação de vulnerabilidade social, a Secretaria Extraordinária de Participações Sociais continua buscando a proposição de projetos, programas, campanhas, parcerias e ações que visem à melhoria da qualidade de vida da população.

Neste sentido, a Seps atua em constante parceria com os órgãos da administração direta e indireta do Governo do Tocantins, além de prefeituras municipais, instituições do Poder Judiciário, Legislativo e da iniciativa privada. Desta forma, a Pasta conseguiu realizar, no primeiro semestre de 2024, ações como a Páscoa Feliz, que alcançou cerca de 500 crianças em situação de vulnerabilidade nos municípios de Palmas, Porto Nacional, Novo Acordo e Lajeado. Celebrando o mês da mulher, em março, reeducandas das quatro Unidades Penais Femininas do Tocantins receberam a primeira-dama Karynne Sotero, que entregou kits de higiene pessoal e realizou um momento de escuta e ressocialização humanizada.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90