Nesta segunda-feira, 1° de julho, a operação Tocantins Mais Verde, lançada pelo Governo do Tocantins, por meio do Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO) e da Defesa Civil Estadual, com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). A operação consiste no trabalho dos 80 brigadistas florestais estaduais contratados para atuação no combate às queimadas ilegais e incêndios florestais em nove municípios. Em Palmas, os brigadistas foram recepcionados no 1° Batalhão de Bombeiros Militar (1° BBM), marcando o início do trabalho que será dividido entre a Capital e a região de Taquaruçu.
“Hoje [1° de julho], estamos aqui fazendo o lançamento do Tocantins Mais Verde, nessa grande parceria entre Corpo de Bombeiros, Semarh e Defesa Civil Estadual. Assim, efetivamos os nossos brigadistas que estão contratados para que possam proteger o meio ambiente e, consequentemente, a população, isso demonstra que o Governo do Tocantins tem sido muito proativo”, ressaltou o comandante-geral do CBMTO., coronel Peterson Queiroz de Ornelas.
Ao todo, 80 brigadistas foram formados e contratados temporariamente de forma voluntária, ou seja, cada um vai receber conforme os dias em que forem para o expediente na Unidade Operacional, cumprindo escalas de trabalho. Para Palmas, são 26 brigadistas, sendo 16 para atender a 2ª Companhia, em Taquaralto; e o Distrito de Taquaruçu. Já nos outros municípios, a distribuição é: Araguaína (8), Gurupi (8), Paraíso (6), Porto Nacional (6), Colinas (6), Araguatins (6), Dianópolis (8) e Guaraí (6).
“Os brigadistas ficarão nas Unidades Operacionais do Corpo de Bombeiros para compor a equipe que sai para atender ocorrências de queimadas florestais durante todo o período de estiagem que se estende até 31 de outubro”, explicou o comandante do 1° BBM, Alex Matos Fernandes.
A operação Tocantins Mais Verde seria a parte que cabe ao Corpo de Bombeiros no plano de ação que o Comitê do Fogo instituiu para o combate a incêndio florestal neste ano. Ou seja, consta no plano de ação disponível na página da defesa estadual a ação de prevenção, mitigação e preparação, mas também consta a ação de resposta. Então, para responder aos incêndios florestais é necessário reforçar a capacidade do Corpo de Bombeiros de atender essas ocorrências.
A contratação dos brigadistas ocorre por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), que está repassando o total de R$1,08 milhão ao CBMTO. Representando o secretário Marcello Lelis, a secretária-executiva do Meio Ambiente e Recurso Hídricos da Semarh, Mônica Avelino, destacou a importância do trabalho dos brigadistas. “Vocês são fundamentais para a preservação do meio ambiente, do Cerrado, para que possamos evitar problemas graves como está acontecendo na região do Pantanal“, alertou.