29/05/2024 às 07h00min - Atualizada em 29/05/2024 às 07h00min

Prefeitura de Araguaína orienta sobre a cavalgada e divulga telefone para denúncias de maus-tratos


 

Os órgãos ambientais, de fiscalização e de segurança da Prefeitura de Araguaína já estão se mobilizando para contribuir com a organização da 34ª Cavalgada, que será realizada no domingo, dia 2 de junho.

Ainda no início de maio, representantes do Município participaram de uma reunião promovida pelo Ministério Público junto ao Sindicato Rural de Araguaína (SRA) a outros órgãos estaduais e federais para definir a atuação conjunta das instituições na garantia do bem-estar dos animais e do público.

O secretário do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Araguaína, Joaquim Quinta Neto, ressalta a redução no registro de maus-tratos animais no evento de 2023 e reforçou que, para este ano, as equipes de fiscalização ambiental estarão de plantão durante a Cavalgada para atuar e receber denúncias.

“Vamos trabalhar em conjunto com os demais órgãos e os fiscais ficarão atentos a sinais de maus-tratos e o uso de equipamentos que possam machucar os animais, como pinholas e esporas pontiagudas. Se houver o flagrante, o animal será separado da comitiva, impedido de continuar na Cavalgada e serão tomadas as medidas administrativas cabíveis para responsabilizar o infrator”, informa o secretário. 

As denúncias de maus-tratos ou abandono dos animais poderão ser feitas no telefone (63) 99976-7337.
 
Recolhimento
 
Após o fim da Cavalgada, os animais que forem encontrados soltos pelas ruas da cidade ou amarrados sem o devido suporte de alimentação e água serão recolhidos e levados para um curral improvisado que será montado em parceria com o Sindicato Rural nas dependências do Centro de Controle de Zoonoses de Araguaína (CCZ). O órgão estará com uma equipe plantonista para atender os chamados e denúncias.
 
Camarotes e sons automotivos

Durante a Cavalgada, fiscais do Departamento Municipal de Postura e Edificações (Demupe) e agentes da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT) e da Guarda Municipal de Araguaína (GMA) percorrerão as principais vias por onde as comitivas passarão para fiscalizar eventuais descumprimentos da lei quanto ao uso ou ocupação de espaços públicos, que precisa ter a autorização do Município, perturbação do sossego público, estacionamento em canteiros centrais, nas calçadas, na contramão de direção, ruas fechadas sem autorização e som automotivo.
 
“E a partir das 16 horas, após a Cavalgada, os órgãos de fiscalização e segurança municipal e estadual vão iniciar uma ação junto às tendas montadas nas ruas para liberar as vias e reestabelecer o fluxo de veículos”, pontua Nicásio Mourão, diretor do Demupe.
 
As tendas que serão colocadas ao longo das avenidas por onde a Cavalgada passará poderão ser montadas a partir das 16 horas do sábado, dia 1, e devem ser desmontadas até às 16 horas do domingo, dia 2.
 
Denúncias sobre irregularidades ou perturbação do sossego público podem ser feitas no contato (63) 99949-5394.
 
Trânsito na Expoara e Cavalgada
 
A partir do dia 29, início da 56ª Exposição Agropecuária de Araguaína (Expoara)), a ASTT mudará o sentido da Rua Haroldo Veloso, na parte de trás do parque, que passará a ser mão única no sentido da Rua Sadoc Correia para a Avenida Dom Emanuel.
 
“Esta via é uma das entradas mais movimentadas do evento, tanto para visitantes, quanto para os responsáveis pela organização e fornecedores de serviços, por isso o fluxo é alto de veículos e pedestres. Já fizemos as devidas sinalizações para poder manter o movimento o mais organizado possível e contamos com a colaboração dos condutores”, reforça o superintendente da ASTT, Eduardo Barbosa.
 
Já durante a Cavalgada, a agência orienta que os condutores tenham atenção principalmente nas vias que cortam as avenidas por onde as comitivas vão passar. Nos cruzamentos em que houver semáforos, os equipamentos estarão piscando na luz amarela intermitente e a prioridade de fluxo será da Cavalgada.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento