12/04/2024 às 07h00min - Atualizada em 12/04/2024 às 07h00min

César Halum arrisca o próprio “pescoço” ao declarar apoio a Wagner Rodrigues


 

Artigo de opinião - Alberto Rocha - Jornalista

 

A decisão do ex-deputado federal, César Halum, de declarar apoio ao prefeito Wagner Rodrigues é vista como um tiro no pé. O ajuntamento soa como um golpe mortal na já enferma carreira política de César, que se derrete ainda mais no calçadão quente da Via Lago. A geringonça cheirou mal.

 

O histórico de Halum e Wagner, que é do mesmo grupo do ex-prefeito Ronaldo Dimas, escancara as discórdias, envolvendo apoio político e emendas parlamentares.

 

Ontem, César Halum e Wagner  se “arranhavam”; hoje, se “beijam”, se elogiam, se abraçam, como se não houvessem rugas profundas de um passado recente que tentam ignorar. Halum nunca negou a injustiça política. Hoje, ele se arrasta aos pés do grupo que o jogou na chapada.

 

Essa aproximação de alto risco lembra uma caça em desespero, correndo para os braços de uma sucuri faminta. A sucuri é um bicho predador natural; o bicho  come tudo, depois vai descansar no fundo do rio.

 

O fato lembra também o mambira com a onça. A onça quer comer o mambira, e o mambira quer se livrar da onça. Na briga, os dois morrem abraçados com as unhas cravadas nas costas de um e do outro.

 

Vamos relembrar.

 

1- Em 2018 César era o favorito para ser o senador de Araguaína, mas  ele foi derrubado do cavalo pelo grupo de Dimas, que trocou César por Irajá Abreu. A troca aconteceu um dia após Halum e Lázaro destinarem  cerca de 45 milhões de reais para embelezar a cidade.

 

2- A Via Lago, principal cartão postal de Araguaína, foi feita com emendas parlamentares de Halum e Lázaro Botelho. Na inauguração da obra, os dois nem foram convidados para a festa, foram de “intrometidos”.

 

3- O Ginásio de esportes Pedro Quaresma foi feito com emendas de César Halum. Também, nem foi chamado para a inauguração; viu a queima de fogos de longe.

 

4- O Centro de Convenções, na Via Lago, tem articulação e recursos de emendas de César Halum, mas só o Saci Pererê sabe disso.

 

Wagner almoçou, merendou e jantou Halum. Engoliu. Já a digestão será como Thomas Hobbes disse: “o homem é o lobo do homem”.

 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento