11/04/2024 às 07h00min - Atualizada em 11/04/2024 às 07h00min

Aeroporto de Araguaína passa por avaliação nacional do Grupo Especial de Inspeção em Voo


 
O Aeroporto de Araguaína avançou mais uma etapa nas obras de modernização e qualificação com a avaliação do GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Voo), na noite da última quinta-feira, 4 de abril. O sobrevoo noturno de uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) avaliou as condições de balizamento e a intensidade de iluminação da pista.
 
“A aeronave veio do Rio de Janeiro para realizar dois sobrevoos, sendo o primeiro da cabeceira 27 em direção à cabeceira 09 e o segundo da cabeceira 09 em direção a cabeceira 27”, explicou a diretora de operações da Esaero Airports, Liz Martins.
 
Esse é o primeiro de uma série de protocolos realizados pelo GEIV à medida que as etapas de qualificação do aeroporto avançam. As ações verificam se o local atende ao parâmetro nacional exigido pelo DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e se está apto para receber grandes aeronaves.

“O aeroporto continua sendo uma de nossas prioridades e estamos vendo os avanços. Estamos fazendo a nossa parte, cumprindo os prazos determinados pela Secretaria de Aviação Nacional e aguardando as devolutivas. Estou certo de que muito em breve nosso aeroporto estará 100% apto para receber novas e maiores aeronaves. Araguaína merece isso e vamos fazer acontecer”, reforça o prefeito Wagner Rodrigues.
 
Fases concluídas
 
A Prefeitura de Araguaína já concluiu a drenagem, limpeza da área de segurança do aeroporto com a remoção e poda de árvores, nivelamentos das cabeceiras de pista e proteção vegetal lateral com o plantio de gramas.
 
“Estamos fazendo as medições e todos os procedimentos necessários. A previsão é que, nos próximos 30 dias, a gente consiga concluir a instalação do PAPI, o Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão, e do EPTA, que é a estação de rádio necessária para a segurança da aviação civil”, assegurou o secretário de Infraestrutura, Frederico Prado.
 
Interesse das companhias aéreas

Em fevereiro, o prefeito Wagner se reuniu com diretores da Gol Linhas Aéreas e da Azul Linhas Aéreas para mostrar os avanços nas obras de modernização e qualificação do aeroporto, e solicitar rotas que contemplem Araguaína com aeronaves maiores.

A Azul garantiu a operação em Araguaína em agosto deste ano com um jato da Embraer 195 E2 com capacidade para 140 passageiros. Já em outubro ou novembro, a Gol deve anunciar voos diários de ida e volta para Brasília com um Boeing 737-800 com capacidade para 186 passageiros.

Mais melhorias
 
Além da instalação dos equipamentos que auxiliam a navegação das aeronaves, as etapas posteriores das obras de modernização do aeroporto incluem a finalização do projeto que contempla as estruturas internas, como um novo estacionamento, nova área para hangares, uma área de giro, além do reforço na pista, reestruturação e ampliação do terminal de passageiros para mais de 2 mil metros quadrados e reforma da seção contra incêndio.
 
O investimento da prefeitura inclui ainda a duplicação da Avenida Dionísio Farias, no Bairro de Fátima, via principal que dá acesso ao aeroporto a partir da BR-153.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento