09/04/2024 às 07h00min - Atualizada em 09/04/2024 às 07h00min

Prefeitura de Araguaína fará o monitoramento da água em três espaços públicos para garantir segurança aos banhistas


 
A partir deste mês de abril, a Prefeitura de Araguaína fará o monitoramento sobre a balneabilidade da água de córregos, rios e do Lago Azul, e informará a população se as localidades são seguras para banho. A iniciativa faz parte dos trabalhos do Laboratório de Análise de Águas de Araguaína, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo.
 
A engenheira ambiental Giovanna Campos explica que, em um primeiro momento, a prefeitura coletará amostras em três pontos públicos específicos, considerados com um maior fluxo de pessoas: Prainha da Via Lago, Povoado Água Amarela e o Povoado Pontes.
 
“Faremos cinco análises, uma por semana, na média, e a proposta é emitir um boletim por mês. O resultado das testagens será aberto à população e instalaremos placas nesses locais informando se a água está segura ou não para banho”, informa Giovanna.
 
O trabalho de monitoramento conta com a parceria do Centro Universitário Unitpac e da UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins).
 
Unindo forças
 
A análise das águas também tem a participação do Lago Center Shopping de Araguaína, instalado às margens do Lago Azul, que doou 200 unidades de reagentes químicos para a prefeitura. “Nosso empreendimento leva o nome do lago e temos uma profunda relação de respeito e cuidado com o maior cartão-postal de Araguaína. Fizemos questão de contribuir neste trabalho, porque entendemos a importância que o lago tem hoje para a identidade do araguainense”, ressalta Herliton Masson, superintendente do shopping.
 
“É importante que empresas e cidadãos entendam que o Lago Azul e todos os cursos d’água da nossa cidade são um patrimônio de Araguaína. Estamos em uma região conhecida como o Portal das Águas, por isso é satisfatório ver o envolvimento da iniciativa privada nos cuidados com esse recurso tão fundamental. E pedimos a participação de cada cidadão na preservação”, reforça o secretário Joaquim Quinta Neto.
 
Laboratório de Águas
 
Inaugurado em 2020, a unidade tem a missão de acompanhar periodicamente a qualidade da água de nascentes, córregos, rios, lagos e dos efluentes da estação de tratamento de esgoto de Araguaína para combater, principalmente, o despejo irregular e ilegal de esgoto. O laboratório analisaa qualidade da água por meio de exames físico, químico e biológico.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento