22/03/2024 às 07h42min - Atualizada em 22/03/2024 às 07h42min

Araguaína é destaque na categoria Inovação e Transformação Digital em evento de premiação nacional


 

Araguaína se destacou na categoria Inovação e Transformação Digital (Digital Transformation & Innovation) no evento Smart City Expo Curitiba 2024, que tem o objetivo de valorizar as cidades que investem em projetos sustentáveis e inovadores no Brasil. O município está entre as cidades finalistas e concorre com Niterói (RJ) e São Paulo (SP).

 
Smart City Expo Curitiba Brazilian Awards é a edição brasileira do maior prêmio global dedicado às cidades inteligentes. A gestão municipal apresentou as iniciativas do projeto “Araguaína 4.0: A Cidade Que Não Para”. O resultado final da premiação será nesta quinta-feira, 21, a partir das 19 horas, durante uma cerimônia no Teatro Positivo, em Curitiba.
 
“Para nós é uma grande honra e satisfação ficar entre as cidades finalistas, afinal, é um reconhecimento nacional da qualidade da gestão, que tem o objetivo de facilitar a vida do cidadão araguainense. Demonstra também que as ações estão gerando resultados, tanto que estamos recebendo convites para diversos eventos em que demonstramos nossas estratégias de tecnologia e inovação”, destaca o secretário Especial da Ciência, Tecnologia, Inovação e Relações Internacionais, Fabiano Souza.
 
O evento, que é promovido pela iCities, teve início na quarta-feira, 20, e está na 5º edição. As ações das cidades são avaliadas com base em seus aspectos de inovação, impacto e viabilidade. Além da categoria que o município se classificou, a premiação tem outras quatro: Smart City Award (Prêmio Cidade Inteligente), Urban Mobility (Mobilidade Urbana), Sustainable City (Cidade Sustentável) e Equitable Society (Equidade Social).
 
Pioneirismo

Em 2019, Araguaína se tornou a primeira cidade do Brasil a decretar a liberdade econômica em adequação à Lei Federal nº 13.874/19. Iniciativa que contribui com o que Município alcançasse o ranking nacional de tempo de abertura de empresas entre municípios de 100 e 500 mil habitantes. Araguaína está entre as primeiras do país com maior agilidade, com um tempo médio estimado de 1 hora e 37 minutos.

O município também é pioneiro no Marco Legal das Startups, criado em 2021, na disponibilização da lista de serviços na Plataforma 
GOV.BR (2020), na adesão ao GOV.BR Cidades (2022) e na criação de um Sandbox Regulatório, que delimita uma área da cidade para empresas poderem testar seus projetos de inovação de forma desburocratizada.

Tecnologia 5G

O objetivo da cidade é promover mais qualidade de vida, através da utilização de tecnologia como forma de ofertar serviços públicos mais ágeis, eficientes e transparentes aos cidadãos por meio da digitalização de todos os serviços.

A tecnologia 5G foi implantada inicialmente na região central da cidade para conectar os órgãos públicos municipais da região e a construção de uma usina de energia solar já tem projeto e a licitação deve ser realizada dentro de dois anos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento