20/03/2024 às 07h00min - Atualizada em 20/03/2024 às 07h00min

Biblioteca Municipal de Araguaína recebe novos computadores e avança nas obras de revitalização


 
Para proporcionar mais conforto, qualidade e modernização para os usuários, o laboratório de informática da Biblioteca Municipal de Araguaína está com 15 novos computadores e o prédio também está passando por revitalizações que contemplam pintura, nova fachada e substituição das instalações elétricas.
 
As obras não interferem no horário de funcionamento da unidade, que atende de segunda à sexta-feira, das 7 às 22 horas, sem pausa para o almoço. Diariamente, em diferentes turnos, cerca de 50 pessoas utilizam o espaço.
 
O perito judicial e professor Salvatori Carvalho faz parte desse grupo. Com frequência, ele realiza pesquisas e estuda para concursos públicos na Biblioteca Municipal. Para ele, local oferece todo o suporte necessário para manter o foco e a dedicação. “Gosto desse espaço, fui muito bem recebido, os computadores e a estrutura entregam a qualidade que preciso. Além disso, aqui eu consigo ter mais disciplina nos estudos, pois em casa existem muitas distrações”, contou.
 
“Temos um público rotativo, pois muitos, quando passam nos concursos ou vestibulares, deixam de vir e chegam novas pessoas. Ficamos felizes por saber que aqui é um espaço que contribui para a transformação e na carreira das pessoas por meio do conhecimento. Estamos de portas abertas para receber a população”, afirmou o coordenador da Biblioteca, Raimundo Almeida.
 
Saindo da rotina
 
Cerca de 20 alunos do 5º ano da Escola Municipal Gentil Ferreira Brito foram conhecer a Biblioteca Municipal. A visitação teve como objetivo incentivar o conhecimento e a utilização do espaço público.
 
“Ano que vem eles não estarão mais conosco na rede municipal, então resolvemos fazer essa aula diferenciada para que pudessem conhecer nossos livros e eles gostaram muito. É importante também para aqueles que não têm essa estrutura de estudo em casa saber que aqui poderão vir acompanhados com seus pais”, disse a diretora da escola, Wilma Alves.
 
A estudante Rebeca Lima, de 10 anos, compartilhou que a experiência foi única e que gostaria de repetir. “Eu achei muito divertido, porque eu sempre quis conhecer uma Biblioteca. Se aqui fosse mais perto da minha casa, eu viria muitas vezes”, falou.
 
Projeto Musical e Literário
 
Durante a visitação, os estudantes foram ao auditório para receber as boas-vindas e assistiram à apresentação de cantigas de roda e leitura do professor Arézio Sotto. Ele ainda aproveitou o espaço para falar sobre o projeto musical e literário “Ciranda Cirandinha”, que beneficia crianças e adolescentes entre 10 a 15 anos.
 
No auditório da Biblioteca, o professor ensina teoria e prática de violão, desde que o aluno matriculado mantenha a frequência escolar e a leitura dos livros recomendados.
 
“Depois da pandemia, o índice de leitura caiu demais, tanto a nível nacional, como local. Eram 1,5 livros lidos por habitantes no Brasil, mas hoje nós estamos com 0,7, então o nosso objetivo é aumentar, fortalecer o hábito da leitura, que traz diversos benefícios”, informou Arézio.
 
 As aulas do projeto “Ciranda, Cirandinha” são ministradas aos sábados, das 14 às 18 horas, e está com cinco vagas abertas. Os responsáveis que tiverem interesse em matricular os seus filhos ou quiserem mais informação podem entrar em contato no telefone  (63) 99101-0068.
 
O que precisa para utilizar o espaço?
 
A Biblioteca Municipal fica localizada à Rua 7 de Setembro, nº 367, no Centro. Para poder usar o laboratório de informática ou pegar livros emprestados, o usuário precisa fazer um cadastro apresentando duas fotos 3x4, comprovante de residência e documento de identificação (RG ou CNH). No caso de menores de idade, é preciso a autorização e presença do responsável para a utilização do espaço.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento