Em Araguaína, capital econômica do Tocantins, a ficção anda longe da realidade. Um exemplo disso é a propaganda da Prefeitura sobre o IPTU. A publicidade parece mais um roteiro de filme de Hollywood, cujo objetivo é mostrar um mundo que não existe.
A nova propaganda, obra de marqueteiro em ano eleitoral, vende "facilidades" no pagamento do principal gargalho da gestão, que é o IPTU caro, que tira o sono e o sonho da população araguainense.
Qual o objetivo disso? Será mais uma estratégia para se manter no poder ou simplesmente brincar com a inteligência do povo? Afinal, foram quase 11 anos de cobrança impiedosa de IPTU. Nesse período, muitas famílias foram para o sacrifício por não conseguirem manter o pagamento do referido imposto.
Agora, em ano de eleições municipais, tudo muda com uma propaganda que tenta mostrar facilidades e benefícios do IPTU. Mas a população, que deve ter memória, conhece a força do chicote, pois a Prefeitura nunca perdoou quem não tem dinheiro para pagar o IPTU. Quem não paga o imposto é incluído na dívida ativa, o que prejudica a vida do contribuinte.
A nova propaganda, que mostra uma cidade linda, parece comercial de margarina, onde todos são felizes. Mas a realidade é outra, bem distante da que é mostrada pelo marketing da Prefeitura.
Mas, tudo bem. Machuca que dói. Enquanto a propaganda da Prefeitura vende ilusão, mostrando uma cidade fictícia, o contribuinte convive com a triste realidade de meter a mão no bolso, ficar na fila e pagar o caro IPTU, indigesto IPTU.