A Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara) lançou o movimento 'Araguaína Precisa Voar' em busca do término das obras de ampliação do aeroporto e do aumento de voos diários para a cidade de Brasília e novas rotas para Palmas e Goiânia.
Um grupo de trabalho também foi criado para dialogar com companhias aéreas e o poder público, visando melhorar as ofertas de voos e expandir as operações no aeroporto.
A comissão, criada pelo presidente William Rezende em 21 de janeiro, inicialmente conta com 05 membros e planeja ampliar o diálogo com a sociedade civil organizada e o poder público.
O presidente destacou que a escassez de voos em Araguaína tem prejudicado a capital econômica do Tocantins, considerando inadmissível a programação de três voos semanais, muitas vezes acontecendo apenas um voo a cada 8 dias, muitas vezes sendo desmarcados horas antes.
Reunião em Brasília
Em 22 de janeiro, a Aciara participou de uma reunião em Brasília com o ministro Silvio Costa Filho, do Ministério de Portos e Aeroportos, que se comprometeu a apresentar as demandas de voos de Araguaína às principais companhias aéreas do Brasil e acelerar o processo de homologação do aeroporto.
A reunião contou com a participação do governador Wanderlei Barbosa, que também se comprometeu em ajudar nos mecanismos legais para atrair voos regulares para Araguaína. O secretário municipal Renato Assunção também participou da audiência no ministério e se comprometeu, em nome da Prefeitura de Araguaína, a atuar no que for possível para atrair novos voos. A audiência foi uma articulação do deputado federal Alexandre Guimarães, a pedido da Aciara.
A campanha de mobilização ‘Araguaína Precisa Voar’ pretende envolver toda a cidade nos próximos dias, buscando sensibilizar o poder público para a adoção de medidas que melhorem o Aeroporto de Araguaína e ampliem a oferta de voos na região.