27/01/2024 às 07h00min - Atualizada em 27/01/2024 às 07h00min

Tocantins inicia emissão da nova carteira de identidade mais inclusiva


 

O Governo do Tocantins inicia a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) mais inclusiva, que permite a alteração do campo nome no registro civil. 

De forma gratuita, a nova carteira começou a ser emitida no Tocantins no dia 12 de janeiro, pelo Instituto de Identificação da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO) e marca um novo tempo na garantia de direitos humanos em todo o Brasil, como reforça o diretor de Diversidade e Inclusão Social da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Wemerson Lima.

“É uma honra fazer parte da história que está sendo reescrita, de forma mais inclusiva. O nosso papel é garantir direitos fundamentais e acompanhamos todo o processo. Hoje, poder viver esse momento histórico no mês da visibilidade transexual, é muito importante para dar notoriedade às mulheres e aos homens transexuais”, enfatiza o diretor.

Mais inclusão

O novo documento atende a um pedido do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH), fortalecendo a garantia de direitos da comunidade LGBTI+ e pode ser feito no Instituto de Identificação, pelo site, apresentando a certidão de nascimento ou de casamento.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento