O Banco Central do Brasil (BACEN) publicou na última terça-feira (15/01) o edital do seu concurso para preenchimento de 100 vagas imediatas e 200 para cadastro reserva. Os cargos oferecidos são para analista nas áreas de economia e finanças e tecnologia da informação.
Para concorrer é necessário possuir formação de nível superior em qualquer área de formação, com remuneração inicial de R$ 20.924,80, por meio de subsídios, com jornada de trabalho de 40 horas semanais. As inscrições serão recebidas no período de 22 de janeiro a 20 de fevereiro.
A lotação das vagas será somente em Brasília (DF)
ESPECIFICAÇÕES DOS CARGOS
REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de nível superior
em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
REQUISITO: diploma, devidamente registrado, de conclusão de nível superior em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
INSCRIÇÕES
As inscrições poderão ser feitas somente pela internet, na página eletrônica da banca organizadora, que será o Cebraspe.
No primeiro dia, o acesso poderá ser feito a partir das 10 horas, enquanto no último será até às 18 horas.
A taxa é de R$ 150 e poderá ser paga até o dia 13 de março.
PROVAS
A aplicação das provas objetivas e discursivas do concurso Bacen está prevista para ocorrer no dia 19 de maio, no período da manhã, com duração de 3h30.
Também serão aplicadas duas provas discursivas. A primeira contará com uma dissertação, a ser respondida em até 40 linhas, com valor de 30, sobre atualidades. A segunda prova discursiva será uma questão dissertativa envolvendo situação-problema, a ser respondida em até 80 linhas, com valor de 50 pontos, sobre conhecimentos específicos.
Posteriormente, a seleção contará, ainda, com:
Os títulos contarão com limite de 5 pontos para a classificação final.
O que é o Banco Central do Brasil?
Também conhecido como Bacen ou BC, o Banco Central do Brasil é uma autarquia federal. Em outras palavras, ele é um Banco independente, contudo, funciona sob a supervisão governamental.
Entre suas responsabilidades se encontra a autoridade monetária nacional, portanto, ele é ligado ao Ministério da Economia (antigo Ministério da Fazenda). Sendo assim, o Banco Central é quem mantém a estabilidade do Sistema Financeiro Nacional e a estabilidade nas relações econômicas.
Além disso, o Bacen não apenas cumpre a legislação e as disposições atribuídas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), como também tem o papel executivo em tudo o que é discutido pelo CMN.
O Bacen funciona como uma instituição reguladora dos outros bancos. A função é extremamente importante, porque garante uma concorrência mais justa entre os bancos. Além do mais, é o Banco Central quem fiscaliza se os direitos dos cidadãos estão sendo respeitados.
Entretanto, não são só os bancos que precisam da autorização do Banco Central para funcionar e que, consequentemente, são por ele fiscalizados. As corretoras de valores também são subordinadas ao Banco Central.
Em resumo, o Banco Central é uma instituição muito importante na economia brasileira, pois é ele responsável por garantir a estabilidade econômica e a manutenção do poder de compra. Além disso, é de responsabilidade do BC supervisionar as outras instituições financeiras para que elas funcionem de forma eficaz e segura.
Esse tipo de instituição reguladora não existe apenas no Brasil. De fato, a primeira que se tem registro é o Banco da Inglaterra, de 1694. Já o Banco Central mais poderoso do mundo é o Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos.