12/01/2024 às 07h00min - Atualizada em 12/01/2024 às 07h00min

Novos conselheiros tutelares tomam posse em Araguaína


 
Dos 10 conselheiros tutelares eleitos em 2023, Naídes Silva faz parte dos cinco que irão atuar pela primeira vez no cargo no quadriênio 2024/2028. Na cerimônia de posse, realizada na última quarta-feira, 10, no auditório do Fórum de Araguaína, a nova conselheira ressaltou que a função é fundamental para a construção de uma sociedade mais saudável.
 
“Sou mãe de 4 filhos, tenho três netos e o que me motivou a ser conselheira foi o amor pela nova geração, o cuidado que as crianças precisam e a preocupação com o futuro delas. Coração está a mil, mas vou lutar para fazer um bom trabalho junto com o meu colegiado”, disse Naídes.
 
A solenidade foi conduzida pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), órgão responsável por fiscalizar a atuação dos conselheiros. O evento ainda contou com a presença do prefeito Wagner Rodrigues, autoridades, servidores e convidados dos recém-empossados.
 
“Hoje saudamos a posse de nossos conselheiros tutelares, que com responsabilidade e dedicação assumem o papel de guardião das crianças e adolescente do nosso município, atuando na proteção e promoção dos direitos desse público”, destacou a presidente do CMDCA e da Comissão Eleitoral, Eidila Augusta Mesquita.
 
Apoio municipal
 
Durante a cerimônia, além da assinatura do termo de posse, recebimento do diploma e carteirinha, notebooks foram entregues para os conselheiros. Em seu discurso, o prefeito Wagner reforçou o apoio e suporte do Município ao serviço do órgão.
 
“Nem sempre nós, do poder público, temos condições de atender o que vocês precisam imediatamente, mas a gente se organiza para oferecer as melhores condições de trabalho para vocês. Um exemplo disso é a nova sede, estamos construindo um prédio novo, bom e organizado para vocês trabalharem”, explicou Wagner Rodrigues.
 
Por um futuro mais seguro
 
Há oito anos, Fabiane Cristina Mendes ocupa o cargo de conselheira tutelar em Araguaína. Reeleita em 2023 com mais de 1.200 votos, ela irá para o seu terceiro mandato. Segundo ela, a motivação para continuar é poder oferecer segurança para as crianças e adolescentes.
 
“Eu acredito que essa é minha missão na terra, pois todos os dias é crescente a violência que as nossas crianças vêm sofrendo e elas precisam de voz. Nós exercemos esse papel, todos os dias precisamos assegurar os direitos delas”, contou a conselheira.
 
O Conselho Tutelar é o órgão municipal responsável por receber denúncias e intervir em situações de maus-tratos, agressões e em contextos familiares prejudiciais ao bem-estar do menor de idade, atuando também em ações preventivas. “Vamos continuar conscientizando a comunidade por meio de palestras nas escolas, igrejas, comunidades, onde levamos informações de prevenção às violências e como o Conselho Tutelar atua”, complementou Fabiane.
 
Como denunciar
 
Araguaína conta com dois polos do Conselho Tutelar, localizados no Centro e no Jardim Santa Helena. Nos locais, o atendimento é das 8 às 12 e das 14 às 18 horas, porém os conselheiros atendem 24 horas em regime de plantão.
 
A sociedade pode denunciar e contar com o órgão por meio dos telefones (63) 3411-7003 e o 3412-5051 em horário comercial. Já para os plantões, os telefones são o (63) 9 9963-9351 (Polo 1) e 9 9953-0757 (Polo 2).
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento