O Tocantins agora tem em seu calendário cultural um torneio de pesca do tucunaré. O evento foi oficializado pelo Governo do Estado por meio da Lei nº 4.328, sancionada pelo governador Wanderlei Barbosa (REP) no Diário Oficial desta quinta-feira (28).
O principal objetivo do torneio é impulsionar o turismo e a cultura local, promovendo a prática da pesca. "O Torneio de Pesca do Tucunaré tem como objetivo fomentar o turismo e a cultura no Estado do Tocantins, promovendo a prática da pesca esportiva e a preservação do meio ambiente. [...] O evento deverá ser organizado em conformidade com as normas ambientais vigentes, com objetivo de preservar as espécies e os ecossistemas locais", diz um trecho da Lei.
O projeto foi apresentado na Assembleia Legislativa do Estado (Aleto) pel deputada estadual Cláudia Lélis (PV) em maio deste ano. Na época, ela justificou que o Torneio de Pesca do Tucunaré é um evento que já tem tradição em várias regiões do país e que atrai pescadores de diversas partes do Brasil e do mundo.
"Com a instituição do evento como algo fixo no calendário cultural e turístico do Estado do Tocantins, é possível promover o desenvolvimento econômico da região, gerando empregos e aquecendo a economia local. Além disso, o evento pode ser uma oportunidade para conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental, uma vez que a pesca esportiva é uma atividade que, se realizada de forma responsável, pode contribuir para a preservação das espécies e dos ecossistemas locais", disse à época.