15/12/2023 às 07h00min - Atualizada em 15/12/2023 às 07h00min

Segunda etapa da vacinação contra brucelose segue até 31 de dezembro no Tocantins


 

A segunda etapa de vacinação contra brucelose para bezerras bovinas e bubalinas entre 3 e 8 meses de idade segue até o dia 31 de dezembro. A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) orienta os produtores rurais para que fiquem atentos ao prazo, pois quem deixar de vacinar pagará multa no valor de R$ 5,32 por animal, R$ 127,69 pela não declaração e terá a ficha de movimentação do rebanho bloqueada para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), até a regularização.

Após a vacinação das bovídeas, o produtor deve se dirigir ao escritório da Adapec onde realiza a movimentação do rebanho e declarar a vacinação, mediante apresentação da nota fiscal do produto e atestado de vacinação. O prazo para declaração é até o dia 10 de janeiro de 2024.

A responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (Pecebt), Carolina Silveira Ozorio, esclarece que a vacinação contra a brucelose é obrigatória. “A brucelose é uma zoonose que pode ser transmitida ao ser humano e causar prejuízos econômicos aos produtores rurais, por isso, a vacina é o meio mais eficaz de prevenir esta doença e proteger os animais e a saúde humana”, ressalta Carolina Silveira, acrescentando que a vacinação só deve ser feita por médico-veterinário ou auxiliar de vacinador devidamente cadastrado na Adapec.

Brucelose

A brucelose é uma doença infectocontagiosa crônica provocada por bactérias do gênero Brucella que atinge bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos, entre outros, e pode ser transmitida para humanos por meio de contato com o animal infectado ou no consumo de produtos de origem animal não inspecionado.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento