O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), publicou, nessa terça-feira, 12, os Indicadores Socioeconômicos do Tocantins 2023. A publicação apresenta dados e informações referentes à série histórica de 2018 a 2022, ou para o ano mais atualizado possível, sobre a realidade socioeconômica do Estado, de diferentes fontes, e estão apresentados na forma de tabelas, gráficos e mapas.
Esta edição foi completamente reformulada e está estruturada em sete capítulos: Breve Histórico; Características Geográficas; Demografia; Indicadores Sociais; Indicadores Econômicos; Finanças Públicas; e Infraestrutura Econômica, compondo assim, uma síntese dos principais temas sobre a população e as condições econômicas do Tocantins.
“O material está riquíssimo em informações, dados reais e atualizados sobre todo o nosso Estado. Um estudo que poderá ser utilizado por toda a sociedade, pelos órgãos públicos na formulação de políticas públicas, por investidores internos e externos e por todos aqueles que buscam conhecer o Estado e suas potencialidades”, afirma o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Sergislei de Moura.
Dentro do capítulo de Demografia, a recente divulgação do Censo 2022, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possibilitou a formação de tabelas e mapas com a evolução da população e o detalhamento por sexo e faixa de idade. Além disso, a publicação também conta com o extrato da população indígena e quilombola residente no Estado. Os demais títulos foram atualizados da mesma maneira, contando com informações compiladas de forma sistemática e analítica, gerando um panorama com bastante precisão de informação, nos mais variados contextos econômicos.
Com mais esta obra, a Seplan cumpre sua missão, contribuindo para uma leitura correta da realidade tocantinense e um melhor conhecimento dos avanços conquistados nos últimos anos, tornando mais seguro e assertivo o processo de desenvolvimento e investimentos no Tocantins.
Os Indicadores Socioeconômicos são organizados pela Gerência de Informações Socioeconômicas, ligada à Diretoria de Gestão de Informações Territoriais e Socioeconômicas, da Superintendência de Planejamento Governamental e pode ser apreciado neste link https://central.to.gov.br/download/358803.