20/11/2023 às 07h00min - Atualizada em 20/11/2023 às 07h00min

Programa de intercâmbio do Rotary está de volta para jovens do Tocantins, Goiás e DF


 

O Intercâmbio de Jovens do Rotary International, de longa duração, é um programa educativo e cultural sem fins lucrativos com o objetivo principal de fomentar a paz e a compreensão mundial. Foi idealizado e é operacionalizado por diversas unidades do Rotary em todo o mundo, graças ao trabalho voluntário de rotarianos organizados em Comissões Distritais especializadas na condução do Programa.

Após a pandemia de coronavírus, que obrigou a paralização do programa no Distrito 4530, por dois anos, as inscrições foram reabertas em julho de 2022, para jovens de 15 a 18 anos. O Distrito 4530, sediado em Brasília, compreende o Distrito Federal e os estados do Tocantins e parte de Goiás, atua há décadas no programa tendo possibilitado a inúmeros jovens a experiência única que é poder viver e estudar no exterior com segurança e a custos bastante atrativos.

As pessoas envolvidas na administração do Programa de Intercâmbio de Jovens (PIJ) são membros de Rotary Clubs que, como rotarianos, exercem de maneira voluntária as suas funções. Além dos integrantes da Comissão Distrital, fazem parte deste Programa, também como voluntários, Oficiais de Intercâmbio e Conselheiros representantes dos Rotary Clubs, famílias (rotarianas ou não) e escolas parceiras.

Luiz Gustavo Kuster Prado, associado ao Rotary Club de Brasília – Lago Norte, ocupa a função de Chairman do PIJ do Distrito 4530 e é membro Diretor de Relações Consulares da ABIJ (Associação Brasileira de Intercâmbio de Jovens do Rotary).

Os estudantes que participam do programa de intercâmbio de jovens do Rotary, morando um ano em um país diferente, vivenciando uma nova cultura, são privilegiados. A experiência vivida muitas vezes altera o rumo profissional do jovem, além do crescimento pessoal. Eu tive a oportunidade de participar do programa quando tinha 17 anos de idade, e até hoje tenho contato com amigos e minhas famílias anfitriãs nos Estados Unidos da América.”, conta Luiz Gustavo.

E explicou: “A ABIJ é a associação que representa o intercâmbio de jovens do Brasil junto às demais organizações de intercâmbio de jovens do Rotary nos outros continentes e também ajuda na uniformização de procedimentos referentes ao PIJ. A função principal do Diretor de Relações Consulares da ABIJ é intermediar nas demandas dos estudantes estrangeiros que buscam os vistos de estudantes, para virem ao Brasil, nos Consulados Brasileiros espalhados pelo mundo, por meio do Itamaraty e também nos vistos para os estudantes brasileiros junto aos Consulados estrangeiros que ficam em Brasília na sua maioria.”

Conforme Luiz Gustavo, a função da Comissão do PIJ no Distrito é coordenar atividades aos intercambistas, manter relações internacionais com os distritos estrangeiros, com a finalidade de captar vagas e principalmente assegurar que a saúde e a segurança dos estudantes continuem sendo a maior prioridade do Distrito.

Luiz Gustavo participou recentemente da reunião anual da ABIJ em Ribeirão Preto e afirmou aos presentes que: “Para o ano de 2024-2025 estamos com expectativa de termos vagas disponíveis para a Alemanha, Estados Unidos, França, México, Taiwan, Argentina, Paraguai e outros países que estão sendo prospectados.”

O Governador do Distrito 4530, ano 2023-24, José Hilario Rodrigues, destacou que intercâmbio de jovens é uma via de mão dupla. "Nós já recebemos estudantes estrangeiros em nossa casa, como também enviamos duas filhas para o programa, uma para os Estados Unidos, a outra para o México.”

“Importante ressaltar que não precisa ser filho de rotariano para participar do programa, assim como não precisa ser rotariano para hospedar um jovem intercambista em sua casa, porém, precisa ser representado por um Rotary Club da sua cidade”, completa José Hilario.

Os interessados devem entrar em contato com clubes de sua comunidade. Para mais informações acesse: www.yep4530.org

"No próximo ano, a Conferência da ABIJ será no nosso Distrito, em Brasília, de 14 a 17 de novembro de 2024. É uma oportunidade de conhecer melhor o programa e conhecer dirigentes de programa de intercâmbio de mais de 20 países que estarão conosco!” informa Luiz Gustavo Kuster.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Portal O Tocantins Publicidade 1200x90
Fale conosco pelo Whatsapp
Atendimento